segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

As Melhores Trilhas Sonoras de Aberturas de Novelas (Parte 1)


Música por si só já é inesquecível né, e ainda mais quando ela toca em uma abertura de Novela ,as músicas acabam se tornando chicletes e lembradas por muito tempo. Como foi o caso da Novelinha Jovem "Malhação" da Rede Globo  , que do ano de  1999 a 2006 tocava nas tardes da garotada a música "Te Levar " do Grupo Charlie Brown Jr.,

Parte da Canção: Aquele tempo ficou pra trás
Se eu nunca fui feliz ali
Resolvi pensar em nós
Vou te levar daqui
Vou te levar yeah
Te levar daqui
Vou te levar yeah
Te levar daqui


Outra Inesquecível é a da Abertura da Novela das 9h "Avenida Brasil" transmitida pela Rede Globo no ano de 2012 , que iniciava a trama de Tufão e Nina com o Hit "Vem Dançar com Tudo" da Dupla Robson Moura e Lino Krizz , uma canção que quando começava a tocar ninguém ficava parado.

Parte da Canção: Oi, oi, oi,
Oi, oi, oi, oi
Vem pra quebrar com tudo
Vamos dançar com tudo
Oi, oi, oi,
Oi, oi, oi, oi
Seja morena ou loira
Vem balançar com tudo

Agora vamos para as Criançada com a Abertura que remexeu com o Brasil, na novela do SBT "Chiquititas " com o hit "Mexe Mexe", que foi utilizado tanto na versão de 1997 quanto na versão de 2013 , e ambas animaram a garotada e até adultos viu.

Parte da Canção: Mexe, mexe, mexe com as mãos
Chiquititas
Mexe, mexe, mexe com os pés
Chiquititas
Mexe, mexe, mexe a cabeça
Dança comigo, remexe bem
Chiquititas

Agora para encerrar vamos recordar uma canção que além de ser tema de uma novela das 9h no ano de 1996 na Rede Globo, era uma boa opção para se ouvir nas estradas rumo a Minas Gerais, Goiânia, Ribeirão Preto, Campinas e entre outros lugares. "Rei do Gado" interpretada pelo grupo "Orquestra da Terra" fez o maior sucesso na novela de mesmo nome da canção  e embalou diversas gerações.

Parte da Canção: Vem ser mais feliz e quem sabe será
Voam livres pensamentos seus
Que vão pelo ar
O fazem sonhar
E sentir-se um deus


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

NO AR!


Um dos telejornais mais conhecidos e respeitados no Brasil se chama "Jornal Nacional" transmitido pela Rede Globo desde 1 de Setembro de 1969 , teve em seus primeiros anos a apresentação de Hilton Gomes e Cid Moreira , de segunda a sábado no período noturno.

Ao longo de sua existência o Jornal Nacional alcançou altos níveis de audiência  com suas matérias , e conquistou diversos prêmios como, "Emmy Internacional" , "Prêmio F5", "Prêmio Esso de Jornalismo" e entre outros.

Pela bancada  depois de Cid e Hilton passaram diversos apresentadores como, Sérgio Chapelin que entrou em 1970 e dividiu a bancada com Cid  Moreira até 1996 com alguns intervalos nesse meio tempo, além de Celso Freitas que substituiu Chapelin por um tempo, depois teve Willian Bonner e Lilian Wite Fibe (1996-1998),  Mônica Waldvogel/ Ana Paula Padrão/ Carlos Nascimento  e Bonner (1998), Fátima Bernardes e Bonner (1998 - 2011), Patrícia Poeta e Bonner (2011 - 2014) e atualmente está sendo apresentado por Willian Bonner e Renta Vasconcellos.

Nesses anos todos o Jornal esteve a frente de diversos acontecimentos importantes no Brasil e no Mundo, com a sua equipe de repórteres, correspondentes internacionais e meteorologistas. Entre alguns acontecimentos marcantes estão, Eleições Diretas Já,  Queda do Muro de Berlim, Morte de Tancredo Neves, Assassinado do Jornalista Tim Lopes, O Caso da Ovelha Dolly, Ataques do PCC, Ataque das Torres Gêmeas, Queda do Presidente Collor, Eleição de Dilma, Morte do Papa João Paulo II, Tragédia na Boate Kiss, Bebê de Proveta e entre outras diversas que ficam na retina e na memória do telespectador.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Especial Os Micos da TV Brasileira


Hoje iremos rir , mais rir demais, pois chegou a hora do último 5 mais dessa temporada, e para fechar com chave de ouro vamos mostrar os cinco melhores Micos já acontecidos na TV Brasileira .
Partiu !

Morte do Cristiano Araújo (2015): O Brasil inteiro ficou chocado com a perda precoce  do ídolo sertanejo Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro em junho do ano passado quando retornava de um show. Por conta disso diversas emissoras fizeram coberturas exageradas sobre o caso, um exemplo disso foi o programa "A Tarde é Sua" apresentado por Sônia Abrão na RedeTV! , que tratou do assunto de segunda a sexta durante dois meses de  uma forma que recebeu inúmeras criticas por expor tanto a morte e intimidade do artista e de seus familiares.

Extintor de Incêndio (2015): A novela "Os Dez Mandamentos" transmitida pela Record  fez tanto sucesso que virou até filme com uma mega produção cheia de efeitos especiais. Mas como nem tudo é perfeito  , a novela cometeu uma gafe e acidentalmente deixou um extintor de incêndio exposto na cena que se passa em uma época que nada disso existia.

Em Rede Nacional (2010): Era para ser uma simples entrevista com o Prefeito de Planaltina em Goiás que iria falar sobre uma manifestação sobre alto custos das passagens de ônibus, mas em um certo momento da entrevista ele diz estas palavras: "Eu tô doente, eu to com hemorroida hoje" .

Cumprimentando um cego (2010): Fernanda Gentil estava  comentando em um programa da SPORTV sobre a deficiência visual e o esporte, e no estúdio estava sendo entrevistado um deficiente visual para tratar do assunto, quando chegou a hora de agradecer o convidado pela participação, Gentil fez o gesto de dar a mão para ele , precisa nem falar o que aconteceu né.

Acidente AO VIVO (2013): Ana Maria Braga mostrava em seu programa uma reportagem sobre uma nova tecnologia brasileira de um carro que não precisa de motorista .Então ela resolveu dar uma voltinha no carro , até aí tudo bem, mas quando ela saiu do carro ele se vingou e atropelou a apresentadora , mas foi nada grave , só um susto mesmo.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Especial Programas de Entrevistas


Os 5 mais de hoje vai listar os programas que deixam o convidado muitas vezes em saia justa com as perguntas, são eles os famosos : Talk Show ou Programas de Entrevistas.

Programa do JÔ (2000- Atualmente): Uma espécie de talk show brasileiro apresentado pelo humorista Jô Soares desde de 2000 na Rede Globo, o programa reúne entrevistas misturadas com entretenimento e música , muito parecido com o outro programa que Jô fazia no SBT na década de 90. O programa ainda conta com um sexteto musical responsável pela abertura e acompanhamento do programa, além é claro, da famosa frase "Beijo do Gordo" dita pelo apresentador sempre aos finais do programa.

The Noite com Danilo Gentili (2014 - Atualmente): Este programa transmitido pelo SBT no horário da meia noite é comandado pelo comediante Danilo Gentili , e tem tido uma boa audiência deste que estreou, muito por conta do apresentador usar o humor em suas entrevistas e deixar os convidados a vontade, sem contar os quadros que agitam a galera como: "Rodada da Noite" (Onde se reúnem diversos comediantes para fazer Stand-up ) , "Leite Show" (Danilo entrevistas crianças ) , "O Mestre Mandou" (São realizadas provas na rua, e quem não cumprir vai ser castigado pelos colegas no palco).

De Frente com Gabi (1998 - 2015): Foi um programa de grande sucesso nas noites de domingo do SBT , tendo três fases ( De 1998 - 2000, De 2002 - 2004 e 2010 - 2015), sempre apresentado por Marília Gabriela . Nesse programa os convidados ficavam frente a frente com Gabi  e o cenário era todo escuro para intimidar mais o artista.

The Ellen DeGeneres Show ( 2003 - Atualmente ): É um Talk-Show americano apresentado pela atriz e comediante Ellen DeGeneres, e lá ela recebe celebridades e membros do público sempre com bom humor e descontração.

Oprah`s Next Chapter (2012 - Atualmente): Programa Norte-Americano comandado por Oprah Winfrey , com o foco de entrevistar diversas personalidades , principalmente artistas do ramo musical, em uma espécie de série contando a trajetória da pessoa.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Especial Narradores Esportivos


Dando continuidade a essa paixão Nacional que é o futebol , o 5 Mais vai trazer os nomes e carreira de alguns locutores esportivos de TV muito famosos no Brasil. A Função de um narrador é levar a emoção de uma partida de futebol ou qualquer outro esporte  ao telespectador.

Galvão Bueno: Um dos narradores mais conhecido no Brasil , Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, nasceu no Rio de Janeiro em 21 de Julho de 1950. Sua Carreira começou na Rádio Gazeta de São Paulo em 1974, por conta do grande sucesso que fez ao transmitir jogos de futebol, logo foi para a Televisão, onde atuou na TV Gazeta, TV Record e  TV Bandeirantes, até que em 1981 foi contratado pela Rede Globo, onde se tornou um dos principais narradores da emissora narrando Campeonatos Regionais, Copas do Mundo, Campeonatos Nacionais e Internacionais. Em 1992 foi contratado pela Rede OM mas durou pouco tempo e retornou no ano seguinte a Rede Globo onde está até hoje, e que é o principal narrador da emissora em questão de jogos da Seleção Brasileira, Libertadores da América e Fórmula 1.

Luciano do Valle: Nascido em Campinas, no dia 4 de Julho de 1947 , Luciano do Valle Queiroz é considerado um dos maiores locutores esportivos brasileiros. Conhecido por narrar sempre com emoção e de ter o gol mais bonito da TV Brasileira, Luciano iniciou sua carreira aos 16 anos na Rádio Central de Campinas, e por ter se destacado tão jovem logo foi narrar na Rádio Nacional , em São Paulo. Na Televisão atuou na Rede Globo, Rede Record e Rede Bandeirantes onde narrou Futebol, Vôlei , Fórmula 1, Boxe e entre outros esportes , sempre com a voz histórica e potente que só ele tinha. Ele faleceu no dia 19 de Abril de 2014 vítima de infarto , após sentir-se mal durante um voo para Minas Gerais, onde transmitiria o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, válido pelo Campeonato Brasileiro.

Silvio Luiz: "Acerte o seu aí que eu arredondo o meu aqui" ou "Pelas Barbas do Profeta", são frases de um dos narradores mais irreverentes da Televisão Brasileira, Silvio Luiz Perez Machado de Sousa que nasceu no dia 14 de Julho de 1934 em São Paulo. Atualmente ele trabalha na RedeTV  e na Rádio Transamérica , além de narrador ele já foi árbitro de futebol, ator e repórter. Mas com certeza ele se destaca na transmissão das partidas de futebol por conta de seus famosos bordões e seu jeito bem humorado de narrar  e animar até jogos que dão sono, Silvio já atuou também em emissoras como, TV Paulista, Rede Record , Rádio Bandeirantes, TV Excelsior , SBT e Rede Bandeirantes, além de narrar os jogos de Vídeo Game PES .

Cléber Machado: Conhecido por ser o segundo narrador da Rede Globo atualmente, Cléber Machado nasceu no dia 29 de Março de 1962, em São Paulo. Começou sua carreira como rádio-escuta da equipe esportiva 1040 da Rádio Tupi nos anos 70, e logo ganhou destaque e foi transferido para a Rádio Bandeirantes.Cléber também atuou na Rádio Globo e TV Gazeta na década de 80, e por fazer sucesso na TV também, logo foi contratado pela Rede Globo na década de 90 , que por sinal está lá até hoje, transmitindo Campeonatos Regionais, Brasileirão , Libertadores , Copa do Brasil e às vezes jogos da Seleção Brasileira.

Téo  José: Nascido em 29 de Julho de 1963 em Goiânia , Téo José Auad que é o principal narrador da Rede Bandeirantes ,  iniciou sua carreira no rádio em Goiás , e sempre foi apaixonado por Automobilismo que ele narra com certa frequência nas emissoras em que passa, como, TV Record, SBT e atualmente  na Rede Bandeirantes onde transmiti os principais campeonatos de futebol e Fórmula Truck  e Indy , e na Rádio Jovem Pan narrando Fórmula 1.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Especial Programas de Esportes


Se tem uma atração que dá audiência na televisão com certeza é os programas destinados ao ramo esportivo , geralmente apresentados no horário nobre ou na hora do almoço , eles focam na maior parte no Futebol , comentando sobre a rodada dos campeonatos ou sobre lances polêmicos.

Debate Bola (2001 - 2008): Estreou na Rede Record no ano de 2001 sob o comando de Milton Neves um programa apresentado sempre na hora do almoço como forma de debater assuntos ligados ao futebol .Com muitos especialistas no assunto como : Cacá Rosset,Mauro Beting, Wanderley Nogueira, Osmar de Oliveira, Juarez Soares,  Neto, Renata Fan, Paulo Roberto Martins, Fábio Lucas Neves e entre outros, a atração se tornou muito famosa por conta das polêmicas e da irreverência no jeito de apresentar esportes.

Mesa Redonda (1970 - Atualmente): No ano de 1970, ano de Copa do Mundo que foi vencida pela Seleção Brasileira , estreava um programa para debater sobre esse Mundial e ele se chamava  "Mesa Redonda Esportiva" na TV Gazeta, e que mais tarde mudaria o nome para "Mesa Redonda Futebol Debate", sendo um dos pioneiros nesse formato de programa em que comentaristas se reúnem em torno de uma mesa para discutir sobre futebol. Atualmente o programa é comandado por Flávio Prado, e pelos comentaristas Alberto Helena Júnior, Chico Lang,  Wanderley Nogueira, Oscar Roberto Godói, Michelle Giannella e Anita Paschkes, sempre aos domingos no horário noturno.

Jogo Aberto (2007 - Atualmente): Como a maioria dos programas esportivos este também é um noticiário que dá mais destaque ao futebol e tem debates , mas não deixa passar em branco as notícias de outras modalidades esportivas. O programa é apresentado pela Renata Fan nas manhãs de Segunda a Sexta na Rede Bandeirantes , e tem em seu time de comentaristas Denílson , Ronaldo Giovanelli, Paulo Roberto Martins e Ulisses Costa.

Globo Esporte (1978 - Atualmente): Apresentado de Segunda a Sábado na hora do almoço  este programa da Rede Globo no início era no formato Telejornal Esportivo com bancada e tudo, mas desde 2009 o programa passou a ser mais dinâmico e descontraído. Nos dias de hoje o programa é comandado por Ivan Moré em São Paulo e Fernanda Gentil no Rio de Janeiro, e por apresentadores locais em outros 18 Estados.

Esporte Espetacular (1973 - Atualmente): Atração da Rede Globo transmitida aos domingos de manhã em um espécie de Revista Eletrônica Semanal de Esportes , em que engloba entrevistas , relação social, personagens históricos e eventos Ao Vivo desse gênero.Glenda Kozlowski e Alex Escobar são os apresentadores atuais.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Especial Novelas de Campo


Como é gostoso acordar de manhã e tomar café quentinho com bolinho de chuva ou bolo de fubá, depois ir para o riacho nadar , almoçar com uma comida caseira feita num forno a lenha e depois descansar em uma rede. Essa maravilhosa vida de viver no interior já foi retratada em diversas novelas, selecionamos as 5 Mais.

Pantanal (1990): Este grande sucesso da Rede Manchete é lembrado até hoje por ter ultrapassado as novelas globais na época, contando a história de um peão que junto com seu pai compra uma fazenda e começa a criar gado, e nesse novo lugar conhece a famosa Juma, personagem vivido por Cristiana Oliveira, que era uma mulher rústica e sem traquejo social, e que virava onça.

Rei do Gado (1996): Esta novela da Globo  foi gravada em belíssimos lugares do interior de São Paulo como ,Itapira,  Ribeirão Preto e Amparo e também de Minas Gerais , tipo Guaxupé, e Aruanã em Goiás. Tudo isso pra narrar a história de um rico fazendeiro vivido por Antônio Fagundes que se apaixona por uma boia-fria vivida pela Patrícia Pillar, com esses e outros nomes consagrados não deu em outra foi uma novela memorável.

Cabocla (2004): Novela que narrou o romance de um fazendeiro Rico (Luís Jerônimo) e uma doce jovem pobre (Zuca), que tiveram que lutar pelo amor por conta de suas diferenças sociais. A Trama teve uma versão anterior também na Rede Globo no ano de 1979.

Terra Nostra (1999): Novela que se passava nas fazendas de café do interior Paulista entre final do século 19 e início do século 20, mostrando a imigração italiana no Brasil com destaque para o romance de Giuliana e Matteo (Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda), que viviam imigrantes italianos que foram tentar viver melhor em terras brasileiras.

Bicho do Mato (2006): Sucesso da Rede Record a novela tratava da exploração de terras e ocupação delas por tribos indígenas , e o protagonista era Lucas que sempre viveu em uma fazenda do Pantanal ,mas tem que se mudar para a Cidade grande.O folhetim teve uma versão em 1972 na Rede Globo.




quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Especial Novelas Juvenis



Outro dia aqui no 5 Mais falamos sobre as novelas infantis que fizeram muito sucesso na TV Brasileira e Mundial. Mas hoje falaremos das novelas destinadas a juventude, que também merece uma atenção especial e mostra muito os assuntos e tabus atuais.

Rebelde (2004-2006): Esta é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e transmitida no Canal de las Estrellas, a novela contava a história de seis adolescentes que estudam em um colégio em regime de semi - internato e enfrentam dramas familiares e do cotidiano, além de formarem uma banda musical muito famosa "RBD". Aqui no Brasil a Novela foi transmitida pelo SBT em 2005 e está na lista das 50 melhores novelas de todos os tempos segundo o Portal Terra.

Malhação (1995 - atualmente): Uma das novelas jovens com mais tempo no ar, Malhação é transmitida pela Rede Globo desde 1995 , contendo 23 temporadas até hoje . Em seu enredo a trama se passa em uma escola em que os estudantes estão cursando o ensino médio , e lá descobrem amores, brigas e desafios. A cada temporada se muda o elenco e a história como um todo.

Rebelde Brasil (2011 -2012): Inspirada na novela mexicana de mesmo nome, Rebelde Brasil foi transmitida pela Rede Record em parceria com a Televisa , e assim como sua xará também tinha na trama seis jovens que pertenciam a um grupo musical e enfrentavam os desafios e amores da juventude.

Floribella (2005 - 2006): Uma novela produzida pela Rede Bandeirantes e Televisa, inspirada em uma novela argentina a história da jovem Maria Flor conquistou o público jovem , com seu jeito alegre e descontraído de ser, a protagonista foi interpretada pela atriz Juliana Silveira.

Isa TKM (2008 -2009): Foi uma telenovela Venezuelana produzida pelo canal Nickelodeon Latin America feita em parceria com a Sony Entretainnent Television . A história é sobre uma jovem de 14 anos chamada Isabella Pasquali , que enfrenta seu primeiro amor, primeiro beijo e descobre quem são seus pais verdadeiros. A novela também foi transmitida pela Rede Bandeirantes aqui no Brasil no ano de 2009.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Especial Reality Show: Culinária


Reality Show já é bom né, imagine o foco principal dele ser a Gastronomia , só de pensar já dá água na boca . Pois bem hoje os 5 Mais vai botar mais água no feijão e selecionar os programas de TV que tem como tema principal a Culinária. Bom Apetite.

Master Chef Brasil: Essa é uma das franquias mais exportadas no Mundo, e claro , ganhou uma versão brasileira no ano de 2014 com transmissão da Rede Bandeirantes e com apresentação de Ana Paula Padrão. No programa diversos cozinheiros amadores buscam um grande prêmio e o desejo de se tornarem chefs de Cozinha , mas para isso precisam apresentam pratos de diversos gostos para agradar a três Chefs de Cozinha renomados.  O programa tem uma versão Kids também.

Top Chef: Transmitido pela Rede Americana Sony , o reality reúne 16 Chefs desconhecidos que convivem juntos em uma mesma casa, sendo avaliados por três chefs renomados no preparo de seus quitutes . O programa também tem uma versão com Chefs conhecidos .

Hell`s Kitchen: Cozinha Sobre Pressão: Versão Brasileira do sucesso Britânico "Hell`s Kitchen", o programa é transmitido pelo SBT desde 2014 com apresentação do Chef Carlos Bertolazzi. O programa tem em seu enredo 16 aspirantes a Chefs de Cozinha que ficam hospedados em um hotel , e são divididos em duas equipes : Vermelha e Azul , e suas provas geralmente são servir jantares sempre atentos ao rigoroso chef  Bertolazzi.

Bake Off Brasil - Mão na Massa: Baseado no reality Britânico "The Great British Bake Off" , o programa é exibido em conjunto no SBT e na Discovery Home & Health desde 2015 com apresentação de Ticiana Villas Boas. Diferente da maioria dos programas de culinária, esse o desafio é os participantes apresentarem para dois jurados especialista em gastronomia diversos pratos de Doces e Bolos.

Cake Boss: Este programa não é exatamente uma disputa com provas e desafios culinários e sim mostra o cotidiano da confeitaria do famoso cozinheiro Buddy Valastro , mostrando o processo de preparação de seus bolos e também a sua vida familiar. O programa começou a ser reconhecido no Brasil através da Rede Record no ano de 2015.





terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Especial Reality Show: Variedades


Hoje o 5 Mais recorda alguns Reality que fizeram ou fazem sucessos no Brasil e no Mundo, vamos ver alguns deles.

Big Brother : Este programa teve sua estréia em 1999 com criação de John de Mol em uma emissora dos Países Baixos, e a finalidade é confinar um certo número de pessoas dentro de uma casa cenográfica com câmeras vigiando por 24 horas e sem conexão com o mundo exterior. O nome do programa é inspirado no livro "1984" de George Orwell ,no qual cita o nome  "Big Brother "(Grande Irmão). O programa tem versões em mais de 38 países, inclusive no Brasil que transmite sua versão "Big Brother Brasil" desde 2002 com apresentação de Pedro Bial na Rede Globo.

The Amazing Race: O Reality foi criado por Elise Doganieri e Bertram Van Munster e é um enorme sucesso nas Redes de TV Americana desde 2001 e já ganhou 7 Prêmios Emmy. O enredo do programa é reunir times com duas pessoas com um relacionamento existente, e essas pessoas competem diversas provas com outras pessoas ao redor do mundo.

The Farm (A Fazenda): Criado pelo produtora Strix na Suécia com o conceito de reunir pessoas famosas em uma fazenda , em que elas lidam com os animais e afazeres rurais, o programa ganhou uma versão brasileira em 2009 pela emissora Record com apresentação de Brito Jr e teve como vencedor o ator Dado Dolabella. Desde 2015 o programa é apresentado pelo empresário Roberto Justus.

Survivor (No Limite): Foi o primeiro Reality apresentado no Brasil , e foi ao ar pela Rede Globo em 2000 com apresentação de Zeca Camargo. O programa faz seus participantes passarem por provas de resistência e convívio na floresta. A série é inspirada no reality  americano "Survivor", mas lá nos Estados Unidos ele está no ar até os dias de hoje e ganhou versões  em outros países, já no Brasil ele durou até 2009.

Casa dos Artistas: Transmitido pelo SBT de 2001 a 2004, o reality reunia diversos artistas dentro de uma casa disputando prêmios em dinheiro, e sempre aos olhares de seu apresentador Sílvio Santos, que entregou o prêmio da primeira temporada a atriz Bárbara Paz.













sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Especial Sambas Enredos


Se tem uma coisa que sacode o povão é o Carnaval, independente se é no Rio ou São Paulo, Salvador ou Pernambuco a intenção é a mesma, se divertir e festejar o maior espetáculo da terra. Os 5 mais em clima de Carnaval vai relembrar os melhores Sambas Enredos de Escola de Samba.

1 - Explode Coração (Salgueiro 1993): Esse desfile é considerado épico , tanto pela evolução quanto pelo seu enredo chamado "Peguei um Itá no Norte" , que deu o título de campeã naquele ano.

Explode coração
Na maior felicidade
É lindo meu Salgueiro
Contagiando e sacudindo esta cidade...



2 - É Hoje o Dia (União da Ilha do Governador 1982): Esse enredo muito famoso entrou na Sapucaí e está na boca do povo até hoje, com sua letra que exalta a alegria do Carnaval.

É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar
Diga espelho meu
Se há na avenida 
Alguém mais feliz que eu...


3 - Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu (Mangueira 1994): Segundo a crítica este é o melhor e mais empolgante  de todos os Sambas enredos. 

Me leva que eu vou
Sonho meu
Atrás da Verde-e-Rosa
Só não vai quem já morreu
Bahia é luz
De poeta ao luar...


4 - Coisa Boa é Para Sempre (Gaviões da Fiel 1995): Foi o enredo que lotou o Sambódromo do Anhembi e deu o primeiro título a essa  Escola de Samba, que depois disso se incluiu entre as melhores do Carnaval Paulista. 

Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da fiel
Me dê a mão, me abraça
Viaja comigo pro céu
Sou gavião, levanto a taça
Com muito orgulho, pra delírio da fiel


5 - Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós (Imperatriz Leopoldinense 1989): Teve como inspiração o refrão  do Hino da Proclamação da República e é considerado um dos mais conhecidos do Carnaval Carioca.

Liberdade!, Liberdade!
Abre as asas sobre nós
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz, mas eu digo que vem
Vem, vem reviver comigo amor
O centenário em poesia