segunda-feira, 14 de março de 2016
A Vila mais famosa do Mundo
Criação e atuação de Roberto Gómez Bolaños no México no inicio da década de 70, o seriado "Chaves" era uma esquete do programa "Chespirito" da Rede TIM que mais tarde se tornaria a Rede Televisa. A história chamada no México de "El Chavo del Ocho" (O Chaves do Oito) narra a vida de um menino pobre chamado Chaves (Roberto Bolaños) que vive dentro de um barril , em uma vila onde ele vive diversas aventuras com seus melhores amigos que são Quico (Carlos Villagran) e Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) , além de Seu Madruga (Ramón Valdés) que é pai de Chiquinha , Dona Florinda (Florinda Meza) que é mamãe de Quico e apaixonada pelo Professor Girafales (Rubén Aguirre) , Dona Clotilde (Angelines Fernández ) conhecida como Bruxa do 71 e claro o dono da Vila, Senhor Barriga (Edgar Vivar) .
Primeira Exibição no México:
Foi exibido pela primeira vez no dia 20 de Julho de 1971, e não demorou muito para conquistar muitos telespectadores que viraram verdadeiros fãs , das histórias dos moradores da Vila.
Personagens Principais:
Chaves : Menino órfão de 8 anos que vive dentro de um barril, e adora sanduíche de presunto , não gosta de tomar banho e mora na misteriosa casa de número 8 que nunca foi mostrada.
Quico: Amigo de Chaves e Chiquinha e filho de Dona Florinda, perdeu o Pai ainda quando era bebê, e por ser filho único e mimado é um tanto invejoso e egoísta com seus amigos.
Chiquinha: Filha de Seu Madruga e muito arteira , essa menina perdeu a mãe logo após seu nascimento, gosta de aprontar todas com os maradores da Vila e tem um amor "não correspondido" por Chaves.
Seu Madruga: Pai de Chiquinha ele é um viúvo desempregado e que deve 14 meses de aluguel para o proprietário da Vila , além de sempre levar bofetões de Dona Florinda e boladas de Chaves ele se mantem de bom humor e mesmo não gostando de trabalhar , sempre está fazendo alguma coisa.
Dona Florinda: Mãe de Quico e muito ranzinza com seus vizinhos (principalmente com Seu Madruga) , ela também é viúva e tem uma paixão forte pelo Professor de Seu Filho , mais conhecido como Girafales.
Dona Clotilde: Conhecida pelas crianças da Vila como Bruxa do 71, a solteirona da casa de mesmo número vive sozinha e tem uma enorme coração para ajudar o próximo, além de ser apaixonada pelo Seu Madruga.
Senhor Barriga: Este é o proprietário da Vila e o cara que recebe pancadas de Chaves sempre que vai cobrar os inquilinos .
Professor Girafales: Este é a paixão da vida de Dona Florinda que o recebe sempre com um Café e é retribuída com flores, é também o Professor da escola próxima a Vila, onde as crianças de lá estudam.
Jaiminho( Raúl Padilla): Carteiro preguiçoso e morador de Tangamandapio.
Nhonho: Filho do Senhor Barriga.
Pópis: Sobrinha de Dona Florinda.
Godines: Aluno da Escola do Professor Girafales.
Chaves no Brasil:
O Seriado foi exibido pela primeira vez no Brasil em Agosto de 1984 , no Programa do Palhaço Bozo do SBT com o episódio "Caçador de Lagartixas", e logo ganhou um horário fixo na grade da emissora e está no ar até hoje.
Episódios Famosos:
Ao todo foram 1000 programas gravados , mas tem alguns que se destacam como: "Vamos a Acapulco" (Episódio dividido em 3 partes em que a turma toda embarca em uma viagem para o litoral e apronta as maiores confusões que se possa imaginar, esse episódio marca a despedida de Carlos Villagrán da Série , tanto que a música de encerramento foi composta por Bolaños para homenagear o amigo), "Festival da Boa Vizinhança"( Episódio dividido em 4 partes em que os moradores promovem um show de talentos na Vila, e é muito lembrado pelas frases " Volta o Cão Arrependido" ou "Mamãe Querida", por fim tem o "Vamos ao Cinema" ( Primeiro episódio sem Quico , conta a aventura do pessoal da Vila ao irem ao Cinema assistir um filme que frusta Chaves , tanto que ele fala sem parar "Era Melhor ter visto o Filme do Pelé - essa tradução só é vista no Brasil, pois na versão original não é dito Pelé).
O Fim :
Chaves parou de ser gravado em 1992 por conta da idade de Bolaños e de algumas mortes do elenco como Ramón Valdés, Raúl Padilla e Angelines Fernández, mas por conta de seu enorme sucesso é lembrado e passado até hoje em diversos países. No dia 28 de Novembro de 2014 Roberto Bolaños disse adeus , mas sua obra jamais será esquecida por muitas gerações.
quarta-feira, 9 de março de 2016
Um Ano sem Inezita Barroso
Ignez Magdalena Aranha de Lima, nome de batismo de Inezita Barroso, nasceu em 4 de março de 1925, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Filha de família tradicional paulistana, passou a infância cercada por influências musicais diversas, mas foi na fazenda da família, no interior paulista, que desenvolveu seu amor pela música caipira e pelas tradições populares. Formada em Biblioteconomia na USP (Universidade de São Paulo), Inezita foi uma grande pesquisadora da música caipira brasileira.
Por conta própria, percorreu o interior do Brasil resgatando histórias e canções. Reconhecida por este trabalho, foi convidada a dar aulas sobre folclore em uma universidade paulista. Pelo seu trabalho como folclorista, e por ser uma enciclopédia viva da música caipira e do folclore nacional, recebeu o título de doutora Honoris Causa em Folclore pela Universidade de Lisboa.
O nome artístico foi criado aos 25 anos, quando ela juntou seu apelido de infância, Inezita, ao sobrenome do marido, Barroso.
A artista Inezita Barroso era cantora, instrumentista, folclorista, atriz e professora. Começou a cantar e estudar violão aos sete anos. Depois, começou com viola e piano. Tomou gosto pelo universo rural já nos primeiros anos de sua vida e na adolescência realizou recitais e shows. Sua primeira gravação em disco foi realizada no ano de 1951 pela gravadora Sínter. A partir daí, Inezita gravou cerca de 100 discos.
O primeiro DVD musical da dama da música de raiz, Inezita Barroso – Cabocla Eu Sou, foi lançado em dezembro de 2013 e sintetiza os mais de 60 anos de carreira da cantora.
É uma das cantoras mais premiadas do Brasil, sendo detentora de mais de 200 prêmios, entre eles o Prêmio Sharp de Música na categoria Melhor Cantora Regional, o Grande Prêmio do Júri do Prêmio Movimento de Música, em homenagem aos 47 anos de carreira, e o Prêmio Roquette Pinto como Melhor Cantora de Rádio da Música Popular Brasileira.
Sua longa carreira foi coroada com o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2010, e com a escolha de seu nome para ocupar uma das cadeiras da Academia Paulista de Letras, em 2014. Inezita seria empossada oficialmente em meados de março deste ano.
Em 2009, Inezita recebeu do governo do Estado de São Paulo o título vitalício de Grande Oficial pelo compromisso com as raízes culturais do país e pela contribuição significativa para o entretenimento dos brasileiros.
Na tevê, sua carreira começou junto com a TV Record, onde foi a primeira cantora contratada. Depois, passou pela extinta TV Tupi e outras emissoras, até chegar à TV Cultura para comandar o Viola, Minha Viola.
Na rádio, Inezita esteve à frente de microfones da Record, USP e Rádio Cultura AM, onde apresentou, por 10 anos, o programa diário Estrela da Manhã.
No dia 08 de Março de 2015 aos 90 Anos o Canto de Inezita se calou, pois a Cantora veio a falecer vítima de insuficiência respiratória aguda.
terça-feira, 8 de março de 2016
Dia Internacional da Mulher
Nesse dia 08 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher , essa figura muito querida e batalhadora, que não se deixa ser inferior ao homem e conquista seu espaço cada vez mais, seja no mundo do Trabalho, nas grandes empresas, na política e é claro na Televisão. Vamos citar alguns nomes que representam bem o time feminino na TV Brasileira.
Xuxa: Uma das Personalidades mais bem pagas da TV é a eterna Rainha dos Baixinhos a Gaúcha Xuxa Meneghel , que aos seus 53 anos de idade , sendo mais de 30 de Carreira de sucesso, tanto na música e no Cinema em vendagens de LPs, CDs e DVDs, quanto na carreira como apresentadora tendo trabalhado nas Redes de TV Manchete, Globo e atualmente Record e também por possuir uma Fundação que acolhe crianças intitulada "Fundação Xuxa Meneghel" e de adquirir reconhecimento de seu trabalho pelo Mundo.
Ana Maria Braga: Paulista de 63 anos e sendo uma das figuras femininas mais respeitadas da TV Brasileira, Ana Maria Braga iniciou sua carreira no ramo jornalistico na extinta TV Tupi, mas sua paixão era apresentar programas femininos e isso foi concretizado na Rede Record nos anos 90 e atualmente na Rede Globo, emissora em que trabalha a mais de quinze anos. Ana é conhecida por conta de suas receitas, de seu amigo Louro José e de seu carisma e força de superação que a ajudou muito na luta contra um câncer.
Fernanda Montenegro: Vocês conhecem Arlette Pinheiro Esteves Torres? , certamente não por esse nome né,e sim por Fernanda Montenegro, considerada por muitos a maior atriz do Brasil. Fernanda ganhou diversos prêmios nesses mais de 50 anos de carreira por atuações em Novelas , Filmes e Peças Teatrais , e até foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 1998 com o Filme "Central do Brasil" e ganhou o Emmy Internacional como melhor atriz por sua atuação na série "Doce de Mãe " em 2013.
Hebe Camargo: Como falar de dia da Mulher sem citar a maior dama da TV Brasileira a nossa querida Hebe Camargo, que dedicou mais de 60 anos de sua vida a arte de trabalhar com o público, tanto no Rádio quanto na TV. Hebe começou cedo no Rádio, aos 15 anos já cantava em programas da Rádio Tupi, anos mais tarde formou dupla com sua irmã na Rádio Difusora e cantavam músicas caipiras. Mas era na Televisão que ela se consagraria , tanto que foi escolhida para cantar na inauguração da TV no Brasil em 1950 pela Rede Tupi mas não compareceu no evento , depois disso Hebe passou por diversas emissoras: TV Continental, TV Record, Bandeirantes com programas voltados ao público feminino, até chegar ao SBT em 1985, emissora que a consagraria e mostraria uma parceria poderosa entre ela e Silvio Santos que duraria mais de 20 anos . Em 2011 ela foi contatada pela RedeTV , mas não durou muito por conta de sua luta contra um Câncer , e veio a falecer no dia 29 de Setembro de 2012 aos 83 Anos sendo que estava planejada sua volta ao SBT naquele ano.
Inezita Barroso: Essa Paulista sempre mostrou gosto pela música brasileira, tanto que cantava e tocava violão com apenas 7 anos, e já mostrava talento. Anos mais tarde foi aprender a tocar Piano, e formou-se em Biblioteconomia na Universidade de São Paulo (USP). Mas seu reconhecimento viria no inicio da década de 50 em sua carreira musical, conseguindo conquistar o público em seu primeiro disco com as canções "Ronda" e "Moda da Pinga".Inezita sempre foi defensora de diversos ritmos musicais como Samba, MPB, Moda de Viola, Catira, Músicas Folclóricas e Cateretês. Além de dar aulas de Folclore nas Universidades , ela também se destacou no Cinema e no Teatro, e claro apresentou durante 35 anos o programa de música caipira "Viola Minha Viola" na TV Cultura.Inezita veio a falecer no dia 8 de Março de 2015 , justamente no dia da Mulher.
segunda-feira, 7 de março de 2016
As Manhãs para Você
No dia 18 de Outubro de 1999 estreava nas manhãs da Rede Globo um programa que mescla Receitas, Variedades e Jornalismo, sob o comando de Ana Maria Braga e de seu amigo Louro José o programa "Mais Você". No inicio a atração realizada nos estúdios da Globo São Paulo era transmitida as 13:40, mas no ano de 2000 mudaria para a faixa das 11 horas da manhã com destaque para quadros de Moda, Prestação de Serviços, Saúde e suas famosas receitas.
Em março de 2001, o programa passou a ser iniciado no horário das oito da manhã, faixa que inclusive ocupa até hoje , e este foi um ano em que a apresentadora descobriu que tinha Câncer no Intestino, e por conta disso ficou afastada por quatro meses das gravações. Nesse período foram reprisados os melhores momentos dos dois anos de Programa e até uma entrevista com o Padre Marcelo Rossi direto da casa de Ana durante o tratamento.
O programa mudou seu local de gravação em 2008 para a Central Globo de Produção no Rio de Janeiro, onde ganhou um cenário maior e até uma cozinha industrial , e também ganhou mais interação da apresentadora com o público e muitos mais quadros como : "Rádio Pinel" e "Agora Vai".
A atração também teve reality dentro de seu conteúdo focando mais em culinária como : "Super Chef" e "Jogo das Panelas", que formava e ajudava diversos cozinheiros espalhados pelo Brasil. A partir de 2015 o programa foi apresentado por André Marques , Cissa Guimarães e Zeca Camargo nas Férias de Ana, e outro destaque do programa é o cafezinho com seus convidados que rende uma boa audiência nas manhãs.
quinta-feira, 3 de março de 2016
As Melhores Trilhas Sonoras de Aberturas de Novelas (Parte 2)
Continuando
nossa lista de aberturas que foram embaladas por Hits inesquecíveis na
Teledramaturgia.
Começamos
com uma novela muito querida no ano de 1975 na Rede Globo, chamada "Pecado
Capital" , em que sua abertura era embalada pela canção "Pecado
Capital " de Paulinho da Viola. A novela teve um remake no ano de 1998 com
a mesma canção na abertura, só que dessa vez interpretada por Alexandre Pires.
Partes da
Canção: Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de
um sonhador
De um
sonhador!
A canção
" Dancin’ Days "que pertenceu a era Disco no Brasil
sendo interpretada pelo grupo "As Frenéticas" , marcou época e
fez muito sucesso, tanto que foi o tema de abertura da novela Global de mesmo
nome no ano de 1978.
Partes da
Canção: Abra suas asas
Solte suas
feras
Caia na
gandaia
Entre nessa
festa
Com certeza
está canção se figura entre as mais bonitas já tocadas em uma abertura de
novela , e foi com o hit "A Viagem" do Grupo Roupa Nova que a novela
de mesmo nome, transmitida pela Rede Globo em 1994 anunciava mais um capitulo
da trama.
Partes da
Canção: Na escuridão o teu olhar me iluminava
E minha
estrela-guia era o teu riso
Coisas do
passado
São alegres
quando lembram
Novamente as
pessoas que se amam
Considerada
uma das melhores novelas da história da teledramaturgia ,"Vale
Tudo" exibida na Rede Globo em 1988 mostrou uma abertura inovadora e
crítica ao País, tudo isso ao som de "Brasil" na voz de Gal
Costa.
Partes da
Canção: Brasil
Mostra tua
cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim
quarta-feira, 2 de março de 2016
20 Anos sem Mamonas
O grupo "Mamonas Assassinas" considerado um dos fenômenos musicais mais irreverentes da história era formado pelos carismáticos jovens Paulistas :Júlio, Samuel, Sérgio, Bento e Dinho, que moravam em Guarulhos e sempre tentaram alcançar a fama no meio artístico.
No início da década de 90 eles já se apresentavam com o nome de "Utopia" focando mais no Rock , mas o sucesso só viria quando o produtor Rick Bonadio descobriu os rapazes e notou que eles tinham talento e muita , mais muita personalidade e descontração. Então Rick resolveu apostar nos garotos, que mudaram do estilo Rock Original para um estilo mais satírico nas letras, estava então formada a Banda "Mamonas Assassinas".
O ano de 1995 era a mudança do LP para o CD e o Rock estava em declínio pois só tocava nas rádios Sertanejo ou Pagode, então os Mamonas resolveram inovar e fizeram Paródias de diversos estilos musicais e ainda em suas letras falavam da realidade da população classe-média com um tom de humor. Foi neste ano que o grupo lançou o primeiro e único disco , que bateu recorde de vendas conquistando o selo diamante , e ano também que o grupo apareceu nos mais diversos e consagrados programas de TV e de Rádio, eles davam show por onde passavam.
Entre seus maiores sucessos estão as músicas, "Pelados em Santos", "Uma Arlinda Mulher", "Vira-Vira", "Robocop Gay", "Lá vem o Alemão", "Chopis Centis", "Sabão Crá Crá ", "Sábado de Sol" e entre outros. Más no dia 2 de Março de 1996 a banda mais querida do Brasil se calou, depois de um acidente aéreo na Serra da Cantareira que deixou 9 pessoas mortas, entre eles os cinco integrantes do grupo, deixando o País em Luto.
Neste ano de 2016 está completando exatos 20 Anos da trágica morte da Banda, mas eles nunca foram esquecidos por quem viveu aquela época e são muito queridos pela nova geração que conheceu sua história , muito por conta da revolução que eles fizeram na música, através do jeito bem humorado e animado que conquistou milhões de Brasileiros.
Assinar:
Postagens (Atom)