segunda-feira, 14 de março de 2016
A Vila mais famosa do Mundo
Criação e atuação de Roberto Gómez Bolaños no México no inicio da década de 70, o seriado "Chaves" era uma esquete do programa "Chespirito" da Rede TIM que mais tarde se tornaria a Rede Televisa. A história chamada no México de "El Chavo del Ocho" (O Chaves do Oito) narra a vida de um menino pobre chamado Chaves (Roberto Bolaños) que vive dentro de um barril , em uma vila onde ele vive diversas aventuras com seus melhores amigos que são Quico (Carlos Villagran) e Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) , além de Seu Madruga (Ramón Valdés) que é pai de Chiquinha , Dona Florinda (Florinda Meza) que é mamãe de Quico e apaixonada pelo Professor Girafales (Rubén Aguirre) , Dona Clotilde (Angelines Fernández ) conhecida como Bruxa do 71 e claro o dono da Vila, Senhor Barriga (Edgar Vivar) .
Primeira Exibição no México:
Foi exibido pela primeira vez no dia 20 de Julho de 1971, e não demorou muito para conquistar muitos telespectadores que viraram verdadeiros fãs , das histórias dos moradores da Vila.
Personagens Principais:
Chaves : Menino órfão de 8 anos que vive dentro de um barril, e adora sanduíche de presunto , não gosta de tomar banho e mora na misteriosa casa de número 8 que nunca foi mostrada.
Quico: Amigo de Chaves e Chiquinha e filho de Dona Florinda, perdeu o Pai ainda quando era bebê, e por ser filho único e mimado é um tanto invejoso e egoísta com seus amigos.
Chiquinha: Filha de Seu Madruga e muito arteira , essa menina perdeu a mãe logo após seu nascimento, gosta de aprontar todas com os maradores da Vila e tem um amor "não correspondido" por Chaves.
Seu Madruga: Pai de Chiquinha ele é um viúvo desempregado e que deve 14 meses de aluguel para o proprietário da Vila , além de sempre levar bofetões de Dona Florinda e boladas de Chaves ele se mantem de bom humor e mesmo não gostando de trabalhar , sempre está fazendo alguma coisa.
Dona Florinda: Mãe de Quico e muito ranzinza com seus vizinhos (principalmente com Seu Madruga) , ela também é viúva e tem uma paixão forte pelo Professor de Seu Filho , mais conhecido como Girafales.
Dona Clotilde: Conhecida pelas crianças da Vila como Bruxa do 71, a solteirona da casa de mesmo número vive sozinha e tem uma enorme coração para ajudar o próximo, além de ser apaixonada pelo Seu Madruga.
Senhor Barriga: Este é o proprietário da Vila e o cara que recebe pancadas de Chaves sempre que vai cobrar os inquilinos .
Professor Girafales: Este é a paixão da vida de Dona Florinda que o recebe sempre com um Café e é retribuída com flores, é também o Professor da escola próxima a Vila, onde as crianças de lá estudam.
Jaiminho( Raúl Padilla): Carteiro preguiçoso e morador de Tangamandapio.
Nhonho: Filho do Senhor Barriga.
Pópis: Sobrinha de Dona Florinda.
Godines: Aluno da Escola do Professor Girafales.
Chaves no Brasil:
O Seriado foi exibido pela primeira vez no Brasil em Agosto de 1984 , no Programa do Palhaço Bozo do SBT com o episódio "Caçador de Lagartixas", e logo ganhou um horário fixo na grade da emissora e está no ar até hoje.
Episódios Famosos:
Ao todo foram 1000 programas gravados , mas tem alguns que se destacam como: "Vamos a Acapulco" (Episódio dividido em 3 partes em que a turma toda embarca em uma viagem para o litoral e apronta as maiores confusões que se possa imaginar, esse episódio marca a despedida de Carlos Villagrán da Série , tanto que a música de encerramento foi composta por Bolaños para homenagear o amigo), "Festival da Boa Vizinhança"( Episódio dividido em 4 partes em que os moradores promovem um show de talentos na Vila, e é muito lembrado pelas frases " Volta o Cão Arrependido" ou "Mamãe Querida", por fim tem o "Vamos ao Cinema" ( Primeiro episódio sem Quico , conta a aventura do pessoal da Vila ao irem ao Cinema assistir um filme que frusta Chaves , tanto que ele fala sem parar "Era Melhor ter visto o Filme do Pelé - essa tradução só é vista no Brasil, pois na versão original não é dito Pelé).
O Fim :
Chaves parou de ser gravado em 1992 por conta da idade de Bolaños e de algumas mortes do elenco como Ramón Valdés, Raúl Padilla e Angelines Fernández, mas por conta de seu enorme sucesso é lembrado e passado até hoje em diversos países. No dia 28 de Novembro de 2014 Roberto Bolaños disse adeus , mas sua obra jamais será esquecida por muitas gerações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário