sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Eita Programa que eu Gosto!




Este programa traz o melhor da música raiz sertaneja desde 1980, quando estreou na TV Cultura sob o comando do radialista Moraes Sarmento e Nonô Basílio no dia 25 de Maio de 1980, mas logo em seguida ele ganhou a companhia na apresentação do programa da ilustre e inesquecível Inezita Barroso.

O palco do programa nesses mais de 35 anos no ar, sendo o programa musical mais antigo em atividade na TV Brasileira, recebeu os maiores cantores do gênero  , vale citar alguns: Liu e Léu, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó, As Galvão, José Fortuna e Pitangueira, Carreiro e Carreirinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Daniel, Almir Sater, Ataíde e Alexandre, Cezar e Paulinho, Craveiro e Cravinho, Milionário e José Rico,Zilo e Zalo e entre outros milhares de artistas.

O programa está ligado na cultura do  homem do campo e na formação da mistura do povo brasileiro na mistura do Branco, Negro e do  Índio. Essa mistura gerou novos ritmos muito defendidos por Inezita como o Cateretê, cururus ,catiras, rasqueados e recortados,assim o programa trazia não somente a cultura caipira, mas também a cultura de cada canto do Brasil.

No início da década de 90, Moraes Sarmento se afastou das gravações do "Viola", e então ficou a cargo de Inezita Barroso comandar a atração sozinha, sempre defendendo a bandeira da música sertaneja de raiz e não deixando que ela morra nunca, sendo assim era um programa onde a música caipira sobrevive,se renova e faz sucesso.

Ao longo do tempo que Inezita ficou no programa com ou sem Moraes, ela contava com alguns músicos que ela chamava de "O Regional do Viola Minha Viola", dentre eles destacamos Robertinho do Acordeon e Joãozinho Tico-Tico. Mas a música sertaneja ficou de luto no dia 8 de Março de 2015, por ironia do destino no dia da Mulher, o Brasil perdia um dos maiores exemplos de mulher que já existiu nesse país. Inezita Barroso morreu vítima de insuficiência Respiratória Aguda e deixou um legado de que devemos defender a cultura do nosso país, não termos vergonha e deixa-la sempre viva.

*Atualmente no programa está sendo reprisado os melhores programas desses 35 anos no ar, aos domingos às 9:00 e aos sábados às 20:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário