quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Emissoras de TV: Rede Manchete



Em 18 de julho de 1980 a Rede Associada, que compunha várias emissoras, inclusive a TV Difusora , foi retirada do ar pelo Governo Federal, meses depois o então presidente João Baptista Figueiredo abriu concorrência para duas novas redes de TV, que seriam compostas pela emissoras da antiga Rede Tupi e outras também cassadas nos anos anteriores.

A concorrência foi aberta, e os grupos interessados prontamente se apresentaram entre eles, Editora Abril , Jornal do Brasil, Grupo Sílvio Santos e Bloch Editores. Os privilegiados no entanto foram Sílvio Santos e Adolpho Bloch, os empresários assinaram a concessão em Brasília no dia 19 de agosto de 1981, mesmo dia em que o SBT de Sílvio Santos entrou no ar, já a emissora de Bloch entraria dois anos depois no dia 5 de Junho de 1983, com o nome de Rede Manchete de Televisão.

Nos primeiros anos de emissora os programas de destaque foram, "FMTV" (programa de videoclipes apresentado por João Kleber e Patrícia Pilar, além  da cobertura do "Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro", o "Jornal da Manchete", "Manchete Esportiva" e a minissérie "Marquesa de Santos" e o infantil "Clube da Criança com Xuxa ".

1985: Entra no ar a novela "Antônio Maria", os programas "De Mulher para Mulher", "Manchete Shopping Show", "Alô Papa, Alô Dola", "Domingo de Graça", "Aperte os Cintos" e "Um Toque de Classe".

1986: Estreia a novela "Dona Beija", a emissora cobre a Copa do Mundo no México, estreia também do "Clô para os Íntimos" ,"A Nave da Fantasia" e "Lupu Limpim Caplá Topô", além das saídas de Clodovil e Xuxa.

1987: Entra na grade as novelas "Corpo Santo", "Helena " e "Carmem", a minissérie "A Rainha da Vida", e a volta do "Clube da Criança" agora comandado por Angélica, além da saída de Simony e da contratação de Osmar Santos.

1988: "Olho por Olho" é o folhetim do ano, estreia o humorístico "Cadeira do Barbeiro". Foi um ano de estreia de seriados como os Japoneses "Jaspion " e "Changeman" e a sessão de filmes "Cinemania".

1989: O humor é destaque com "Cabaré do Barata", além da novela "Kananga do Japão" e o jornalistico "Documentário Especial Televisão Verdade". No ramo infantil estreiam "Corneta da Alegria" e o sucesso "Milk Shake" com Angélica.

1990: Este ano foi um dos melhores anos da emissora em questão de audiência , pois estreava a novela "´Pantanal" que bateu a audiência da Rede Globo, a emissora também cobriu a Copa do Mundo na Itália  e lançou diversas minisséries "Escrava Anastácia", O Canto das Sereias", "Mãe de Santo" e "Rosa dos Rumos".

1991: Para suprir o sucesso deixado por "Pantanal", a Rede lança a  novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão" e taca lhe minisséries "Filhos do Sol, Ilha das Bruxas", "O Farol ", "Na Rede de Intrigas", "Floradas na Serra" , "O Guarani" e "O Fantasma da Ópera".

1992: Estreia  a novela "Amazônia", por conta de dívidas Adolpho Bloch vende 49 % da emissora para o grupo IBF (responsável pela impressão de loterias instantâneas ). Sob novo comando a emissora contrata novamente o estilista Clodovil

1993: Neste ano Adolpho Bloch volta a emissora , Angélica e Otávio Mesquita deixam a Manchete.

1994: Foi um ano de reconstrução na emissora , e ela inova e lança a novela "74,5 Uma Onda no Ar", estreiam também o anime japonese "Cavaleiros do Zodíaco" , a série "Incrível, Fantástico, Extraordinário", o programa sobre saúde "Os Médicos", a novela argentina "Além do Horizonte", além das coberturas esportivas da Copa do Brasil e Fórmula Indy.

1995: Estreia o programa "24 Horas", o programa de auditório "Seu Boneco nas Paradas" apresentado por Lug de Paula e o jornalístico "Márcia Peltier Pesquisa". Além é claro da superprodução "Tocaia Grande".

1996: Ano de muito destaque para a emissora com o "Programa Raul Gil", o policial "Na Rota do Crime" ,o esportivo "Toque de Bola", o musical "Uma História de Sucesso" e o "Grande Júri ". Estreava os animes "National Kid", "Ultramam", "Sailor Moon", "Shurato" e "Samurai Warriors".Além da novela "Xica da Silva".

1997: A emissora aposta em musicais entre eles o "Mexe Brasil" ,"Samba Brasil" e "Sula Miranda Show", estreia a novela "Mandacaru", a menina Debby de apenas 5 anos se torna apresentadora do "Clube da Criança" e o programa feminino "Mulher de Hoje".

1998: Estreava os programas "Frente a Frente", "Magdalena Manchete Verdade", "Domingo Total" (que marcou a volta de Otávio Mesquita), "Festa do Malandro" com Sérgio Malandro, volta a transmissão da Copa Mundo desta vez na França, além da novela "Brida" e o programa "Se Liga Brasil". Ano das saídas de nomes importantes como Raul Gil, Sérgio Malandro , Otávio Mesquita e entre outros.

1999: Em 16 de Maio foi realizada uma reunião entre a empresa Bloch  e TV Ômega, onde ficou resolvida a venda da Rede Manchete de Televisão para o empresário Amilcare Dalleewo da TV Ômega.










Nenhum comentário:

Postar um comentário