segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Um domingo mais do que Legal



Depois do Fenômeno "Viva a Noite", Gugu foi escalado para a comandar a nova atração dominical do SBT, nos mesmos moldes de seu antigo programa estreava no dia 17 de Janeiro de 1993 o "Domingo Legal".

O Domingo Legal que está no ar até hoje, é um programa com música, reportagens, notícias e gincanas, mas no início era gravado, só passou a ser ao vivo como conhecemos em agosto de 1994 no antigo estúdio do SBT.

Desde 1998 a atração passou a ser exibida diretamente do CDT da Anhanguera, sede atual do SBT em Osasco -SP .Entre as atrações do programa as mais lembradas temos, "Táxi do Gugu"(onde Gugu se disfarçava de taxista e enganava todo mundo),"Gugu na Minha Casa"(onde o apresentador levava as gincanas do palco para a casa das pessoas valendo muita grana), "Eles e Elas" (era uma disputa entre artistas em provas do tato, do desenho e mão no bicho), "Bom dia Legal"(onde ET e Rodolfo acordavam famosos com buzinas )e  a polêmica "Banheira do Gugu"(onde um homem e uma mulher quase nus tentavam pegar o sabonete em meio a tanta água).

O programa logo caiu nas graças do público e foi o pioneiro em usar interação com o público através da Web,por mensagens enviadas pelos telespectadores através do portal UOL e que iam ao ar durante a exibição do programa. A maior audiência do programa foi no dia 3 de março de 1996, quando foi feita  a cobertura da morte do grupo Mamonas Assassinas, foram 47 pontos no ibope .

Outro fato curioso é que quando no ano 1997 o programa muda seu horário de 12:00 para as 16:00 concorrendo diretamente com o "Domingão do Faustão" da Globo.Mas depois de um caso envolvendo Gugu e a facção criminosa PCC no ano de 2003 o programa caiu demais na audiência.


O sucesso só voltaria em 2008, quando Gugu inovou foi para as noites de domingo e lançou dois quadros de sucesso, "Construindo um Sonho"(Onde a casa ou estabelecimento comercial de alguma pessoa era reformado deixando novinho em folha), e "De Volta para Minha Terra"(Um quadro onde pessoas que moravam longe de seus familiares, se reencontravam depois de 10,20,30,40 ou até 50 anos sem se ver).

Em Junho de 2009 Gugu se despediu de seu programa e do SBT para assinar com Rede Record, após 16 anos no comando do "Domingo Legal", em seu lugar entra o espontâneo e carismático Celso Portiolli que está a frente do programa até os dias de hoje, só que agora no horário das 11 da manhã.


Nesses 22 anos de programa ele recebeu nomes importantíssimos da nossa música brasileira como,Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo, Daniel, Claudia Leite,Zeca Pagodinho, Luan Santana  e outros milhares, além das atrações internacionais como Julio Iglesias, Rick Martin, Thalia, Laura Pausini, Shakira, RBD, Van Damme  e entre outros.



Viva ao Sábado, Viva



Nos dias de hoje sábado a noite é sinônimo de balada, mas na década de 80 noites de sábado eram sinônimos de "Viva a Noite", o programa que é considerado um dos maiores sucessos da TV Brasileira e que lançou Augusto Liberato, o Gugu para o cenário midiático.

Um ano após a inauguração da TVS (SBT), Sílvio Santos queria um programa animado, descontraído e muito alegre nas noites de sábado, para isso ele chamou a produtora Argentina Nelly Raymond , conhecida dele de outros trabalhos e resolveu encomendar o projeto.


Depois de muitas reuniões  e de vários nomes serem citados para o comando da atração, o diretor Homero Salles sugeriu o nome de um jovem  que atendia telefones em uma sessão de filmes, Nelly aprovou o nome por conhece-lo desde que ele era office - boy na Globo e pelo potencial que o garoto promissor tinha , daí surgiu Gugu Liberto o apresentador do novo programa "Viva a Noite".

O Programa estreou em 9 de Novembro de 1982 nas noites de sábado, e era apresentado ao vivo no antigo teatro Sílvio Santos no Carandiru, zona norte de São Paulo.Era um programa que caiu rapidamente no gosto do povo brasileiro por ser dinâmico e divertido, e de ter a sua frente um apresentador novo mais que conduzia uma atração como veterano.


Dentre os quadros do Viva os mais queridos foram, "Cabine Milionária"onde um anonimo tinha que dançar ritmos musicais diferentes sem parar durante todo o programa, "Sonho Maluco"era onde um fã enviava cartas pedindo a realização dos sonhos mais pirados da história da TV Brasileira, como por exemplo: Homem casado tomando banho com Rita Cadillac com a esposa assistindo ou até lambuzar Simony com glacê.

Por falar em Sonho Maluco nem Gugu escapou dessa loucura, ele já "salvou" uma fã de um "prédio em chamas" e arriscou sua vida atravessando um túnel de fogo com roupa anti-chamas, depois desse susto as provas que pegavam pesado foram destinadas para os candidatos a "Rambo Brasileiro", que eram homens musculosos que se vestiam igual ao personagem do cinema e levavam a mulherada ao delírio.


Outro sucesso era as provas disputadas por artistas separados entre os times Masculino e Feminino, entre elas tinha a prova do desenho, a face oculta, torre de taças, declaração de amor, prova da bexiga, mímica, o que é o que é , e entre outras .

O programa elevou tanto os níveis de audiência da emissora que chamou a atenção da concorrente Rede Globo para tirar Gugu do SBT, e consegui no ano de 1987 faze-lo tocar Sampa pelo Rio.Mas em 1988 temendo perder sua  voz , Sílvio Santos que considerava Gugu sem futuro sucessor conversou pessoalmente com Roberto Marinho (com quem não falava a 15 anos)para liberar Gugu, e conseguiu.

Então no mesmo ano Gugu voltou para o SBT com seu antigo programa, só que agora aos domingos na mesma faixa do "Programa Sílvio Santos". Vale lembrar que o "Viva a Noite" ficou famoso também por suas atrações musicais que sacudiam a platéia e quem estava em casa, como por exemplo: Ronnie Von , Gretchen, Léo Jaime, Sandra de Sá, Trem da Alegria, Titãs, As Paquitas, Patrícia Marx, Joana, Adriana, Jairzinho e Simony, e muito mais. Teve também as crias da empresa do Gugu Promoart, grupo Dominó, Polegar e Banana Split.

Outro momento inesquecível na música para o programa foi a primeira apresentação do fenômeno de Porto Rico Menudo no Brasil, onde eles entraram no palco, ao vivo, de bicicleta , e   levaram as fãs ao delírio dentro e fora do estúdio.Além das músicas cantadas por Gugu para animar o programa, como "Baile dos Passarinhos" e "Dança da Galinha Azul".

Com o desgaste do programa ao passar dos anos  foi colocado  um ponto final na atração no ano de 1992, dez anos após sua estreia, más o formato seria aproveitado no novo programa de Gugu, o "Domingo Legal" em 1993. Em 2007 tentaram fazer uma nova versão do "Viva a Noite", agora sob o comando da cantora Gilmelândia, más não deu muito certo e foi cancelada em 2008.










Nas Paradas de Sucesso


Em dezembro de 1972 estreava na telinha da Globo  uma seleção com os maiores sucessos da música Brasileira, o programa "Globo de Ouro -A Super Parada Mensal ", a atração tinha a proposta de  reunir e levar para a TV as dez  músicas mais tocadas nas rádios.

No Início o programa era exibido ao vivo, depois passou a ser gravado, e era transmitido  às quartas-feiras e era mensal  às 21:00, e cada edição era apresentada por um artista diferente como por exemplo: Vanusa, Antônio Marcos, Jerry Adriani, Walderley Cardoso e Odair José.

Em 1976 a atração passou a ser gravada no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, e ia ao ar no horário nobre, às sextas-feiras às 21:00, más deixaria de ser mensal depois da saída de Silvio Santos da emissora, a atração passou a ser semanal, más precisamente aos domingos.



Nessa nova fase os apresentadores foram alguns atores e comunicadores   da Globo como :  Tony Ramos e Christiane Torloni; Dennis Carvalho e Myrian Rios (1981); Nadia Lippy e Kadu Moliterno (1981, no quadro "Geração 80"); Myrian Rios e Lauro Corona (1986); César Filho fez par com Isabela Garcia (1987), Cláudia Abreu (1987) e Cláudia Raia (1989); Isabela Garcia com Guilherme Fontes e Jimmy Raw (1989); e Adriana Esteves e Jimmy Raw (1990). 

Depois de ser intercalado entre semanal ou mensal, ele passou a ser às quartas - feiras durante a noite no ano de 1989, sempre levando ao palco só sucessos do momento, como por exemplo Rosana, Legião Urbana, Sidney Magal, Xuxa, Paralamas do Sucesso, Chitãozinho e Xororó, Trem da Alegria,Angélica, Roberto Carlos, Fábio JR, Blitz, Titãs, RPM, Kátia,Tim Maia, Tom Jobim, Caetano Veloso,  Milton Nascimento, Cazuza e entre outros nomes da nossa Música Popular Brasileira.




O Programa "Globo de Ouro" se encerrou em 1990 sob o comando de Adriana Esteves e Jimmy Raw, e teve a apresentação de 18 artistas levando os hits que embalavam os corações do povo brasileiro no ano.





sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Emissoras de TV:SBT ( Anos 2000 e Atualmente )



2000: O programa Disney Club passa a se chamar Disney Cruj, estreia o Cine Espetacular e Tele de Sucessos.

2001: Estreia o TJ Manhã, a novela Carinha de Anjo, o reality-show Casa dos Artistas, além dos programas especiais em comemoração pelos 20 anos da emissora.

2002: O Programa Pop Stars revela dois grupos para o Mundo da Música, Rouge e Br´oz ,além de Sônia Abrão e Marília Gabriela retornarem  a emissora.

2003: O SBT volta a transmitir futebol depois de algum tempo com uma equipe de narradores e repórteres invejável, Luciano do Valle, Paulo Soares, Benjamim Back, Juarez Soares e entre outros, estreia um novo jornal chamado SBT Manhã e Jackeline Petkovic deixa o comando do Bom Dia e Cia.

2004: Adriane Galisteu chega no SBT para comandar o programa Charme, Regina Volpato para o Casos de Família e Mônica Waldvogel  com Dois a Um.

2005:Ana Paula Padrão fecha com o SBT para a bancada do telejornal SBT Brasil, neste ano estreia a novela mexicana Rebelde e o programa Fora do Ar.Os Estúdios Disney e MGM rompem a parceria com a emissora e assinam com a Globo (Disney) e Record (MGM).

 2006: Estreia a Novela Cristal, o reality-show Ídolos,o esportivo Jogo Duro com Jorge Kajuru e o programa Namoro na TV .

2007: Estreia o infantil Chaves em desenho animado, além da volta de Silvio Santos aos domingos com quatro programas: Qual é a Música, Topa ou não Topa, Rei Majestade e Tentação. Neste ano estreia a Novela Maria Esperança e o programa Você é o Jurado apresentado por Ratinho e depois Supla.

2008:O SBT lança o programa de Luta Livre WWE, estreiam as Novelas Chiquititas 2000, Chiquititas Sin Fin  e as reprises de Maria do Bairro e o Privilégio de amar. Adriane Galisteu assina com a Bandeirantes e no lugar do program Charme reestreia o telejornal policial Aqui e Agora, estreia a reprise da novela Pantanal da extinta Rede Manchete, volta ao ar o famoso Programa Sílvio Santos com 4 horas de duração aos domingos e por conta do rompimento da emissora com a Televisa, o SBT passa a produzir suas próprias novelas, e a primeira é Revelação escrita pela esposa de Silvio, Íris Abravanel.

2009: Estreiam os famosos Esquadrão da Moda e 10 Anos mais Jovem, com a saída de Regina Volpato o programa Casos de Família passa a ser apresentado por Christina Rocha,  Netinho de Paula estreia o Show da Gente com direção de Marlene Mattos, Zé Américo comanda o Game-show Você se Lembra?, estreiam as novelas Vende-se um véu de Noiva e Uma Rosa com Amor. O SBT acerta a contratação de Roberto Justus e Eliana, já Gugu se despede depois de 20 anos na emissora e assina com a Record, e passa o comando do Domingo Legal para Celso Portiolli, estreia o programa de calouros Qual é o seu talento?.Morre Lombardi, a voz dos Programas de Silvio Santos.

2010: Netinho de Paula deixa a emissora para concorrer a eleições no Senado, a emissora volta a exibir as novelas da Televisa como por exemplo a inédita As Tontas não vão ao Céu, Marília Gabriela volta a apresentar o programa de entrevistas De Frente com Gabi, Raul Gil volta a emissora de Silvio, é reprisada a Novela Ana Raio e Zé Trovão, a reprise da Novela Canavial de Paixões entra na grade, estreia também a Novela Amor e Revolução, Hebe Camargo deixa  a emissora depois de mais de 20 anos e vai para a Rede TV,

2011: Estreia os programas Se ela dança, eu danço, SBT Folia (Carnaval),Carrossel Animado, Esquadrão do Amor,Aventura Selvagem e  Um Milhão na Mesa.Roberto Justus assina com a Record e o SBT leva ao ar os Episódios Perdidos de Chaves, sem contar a bonita comemoração pelos 30 anos da Emissora.

2012: Os Palhaços Patatí e Patatá  e Bozo são contratados, estreia a Novela Corações Feridos, o programa Astros Nova Geração, o reality musical Cante se Puder,a atração que elegeu O Maior Brasileiro de Todos os Tempos que teve como vencedor Chico Xavier e o remake da Novela Carrossel Versão Brasileira.O Brasil perde Hebe Camargo a Dama da TV Brasileira aos 83 Anos, quando tinha acertado sua volta ao SBT.

2013:Estreia as seguintes atrações: Amigos da Onça, Quem Convence Ganha Mais,Bozo, Menino de Ouro, Clube do Carrossel, Famoso Quem?, Festival Sertanejo e Máquina da Fama. Estreia o remake Brasileiro da Novela Chiquititas para suprir o sucesso deixado por Carrossel.

2014: Os destaques são: Patrulha Salvadora, Okay Pessoal, The Noite com Danilo Gentili, Notícias da Manhã, Esse Artista sou eu, Mundo Pet e Pousada do Ratinho. Morre Roberto Bolanos criador do seriado Chaves e Chapolin e recebe homenagem o dia todo na programação do SBT.

2015: Neste ano que chega ao fim, veja o que de bom aconteceu no SBT: Marília Gabriela se desliga da emissora, estreia nova temporada do  Conexão Repórter com Roberto Cabrini, volta a parceria do SBT com os estúdios Disney, estreia o programa culinário Bake Off Brasil, no lugar de Chiquititas estreia Cúmplices de um Resgate estrelada por Larissa Manoela, a Maria Joaquina do Carrossel e estreia o programa Sabadão com Celso Portiolli.











Emissoras de TV:SBT ( Década de 90)


1990: Em 1990 o nome TVS passa a ser extinto e o nome passa a ser SBT, a emissora passa suas operações que até então se dividiam entre o Teatro Silvio Santos no bairro do Carandiru e os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT da Anhanguera na Rodovia Anhanguera. Estreia na grade do SBT a Novela Brasileiras e Brasileiros, além da Escolinha da Golias com Carlos Alberto de Nóbrega, Nair Bello, Patrícia Opik, Marta Pessoa, Consuelo Leandro e o eterno Ronald Golias.

1991: Ano de comemoração de 10 anos da emissora e como presente para o público estreiam as atrações: Aqui Agora, Programa Livre, Festolândia, Sessão Desenho, Cocktail, Topa Tudo por Dinheiro, Musidisc,Hebe por Elas,Alô Doçura, Sabadão Sertanejo e Grande Pai.

1992: O SBT transmiti dois fatos marcantes no ano, as Olimpíadas de Barcelona e o Impeachment do Presidente Collor.A cantora Sula Miranda é contratada pelo SBT. Estreia uma das novelas de maiores audiências da emissora, Carrossel ,em parceria com a Rede Mexicana Televisa.

1993: Depois do estrondoso sucesso do Viva a Noite, Gugu Liberato comanda um novo programa intitulado Domingo Legal, ano também em que a loirinha Angélica sai da Manchete e vem para o SBT comandar os seguintes programas: Passa ou Repassa, TV Animal e Casa da Angélica. Eliana estreia o infantil Bom Dia e Cia.

1994: Sílvio Santos comanda a atração Em Nome do Amor, Sérgio Malandro volta a emissora depois de 4 anos. Cobriu a Copa do Mundo dos EUA vencida pela seleção Brasileira.

1995: Por conta de Angélica estar em negociação com a Rede Globo, o programa TV Animal passa a ser apresentado por Eliana e o Passa ou Repassa por Celso Portioli, ano a da estreia de sucessos da teledramaturgia como: Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue e Ossos Do Barão, além das novelas estreladas pela Mexicana Thalía como por exemplo Marimar e Maria do Bairro.


1996: A emissora cobriu as Olimpíadas de Atlanta nos EUA e é inaugurado o CDT da Anhanguera, um dos maiores complexos de Redes Televisivas do País.Angélica se despede e assina com a Globo.

1997: Estreia os infantis Disney Club e a Novela  Chiquititas, o Bom Dia e Cia passa a se chamar Eliana e Cia em homenagem ao sucesso da Loira, foi também o ano do auge do programa Domingo Legal e a estreia do programa Fantasia.

1998: Ano em que estreia a Maratona televisa Teleton em prol da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), este foi também o ano em que o SBT cobriu sua última Copa do Mundo que foi realizada na França, e o Brasil ficou com o vice campeonato. Carlos Massa (Ratinho) é contratado pelo SBT nesse ano, Eliana deixa a emissora para assinar com a Record e passa o comando do Bom Dia e Cia para Jackeline Petkovic.

1999: Serginho Groisman e Jô Soares deixam a emissora e são contratados pela Globo.



quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Emissoras de TV:SBT (Início e década de 80)


Em 22 de Outubro de 1975, o General Ernesto Geisel concedeu a Sílvio Santos o Canal 11 (a TVS) do Rio de Janeiro, com isso Sílvio Santos passou a apresentar seu programa em três emissoras ao mesmo tempo, na Tupi (SP), TV Record (SP) e TVS (RJ), de 1976 até 1987,período em que a TVS e  Record integravam a Rede De Emissoras Independente (REI).

Já em 1981 Sílvio Santos reunindo canais da extinta TV Tupi com os canais 4,5 e 7 de Sampa e os canais 9 e 11 do Rio, ele reinstitui em 19 de Agosto de 1981 a nova marca SBT em São Paulo, o SBT foi a única emissora de Televisão Brasileira que transmitiu a sua própria cerimônia de abertura, diretamente de Brasília, com imagens geradas da TV Anhanguera. afiliada da Rede Globo em Goiânia.

De 1981 à 1996 a sede do SBT era Localizada na Rua Dona Santa Veloso, 575, no Bairro de Vila Guilherme, más a partir de 1996 mudou-se para a Avenida  Comunicações, 4, Osasco más precisamente na Via Anhanguera km 18.

No Início a emissora aproveitou muitos artistas, emissoras próprias, afiliadas e programas da TV Tupi para cumprir acordos trabalhistas com os funcionários da Rede Falida e também pela necessidade de iniciar suas operações com programas já estruturados, um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que tinha estreado dois anos na TV Tupi.

1981: É exibido diversos programas de auditório  por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J.Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Sílvio Santos, além da estreia do infantil Bozo.

1982: Estreia a novela estrangeira Los Ricos También Lloran

1983: Estreia a novela Cristina Bazán

1984: Ano de muito sucesso para o SBT, pois entram na grade a fofíssima novela Chispita  e  o seriado mais querido da história da TV Mundial e a maior audiência da emissora, Chaves e Chapolin

1985: Neste ano a TVS de São Paulo passa a exibir sua programação em Rede Nacional, via satélite pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e emplaca outro sucesso com a minissérie Pássaros Feridos.

1986: Hebe Camargo estreia no SBT , a emissora cobre a sua primeira Copa do Mundo de Futebol realizada no México e foi um ano triste pois Flávio Cavalcanti passou mal durante as gravações de seu programa e veio a falecer quatro dias depois, causando comoção na emissora e no Brasil.


1987: Mara Maravilha estreia seu programa infantil intitulado "Show Maravilha" ocupando o lugar do Programa do Bozo. Ano também da estreia do humorístico A Praça é Nossa apresentado por Carlos Alberto de Nóbrega.

1988: O SBT faz a cobertura dos Jogos Olímpicos de Seul na Coréia do Sul, Sílvio Santos faz acordo com os estúdios Disney e estreia na grade os programas Cine Disney e Duck Tales - Os Caçadores de Aventura. Ano também das estreias dos programas Veja o Gordo e Jô Soares Onze e Meia, apresentado pelo humorista Jô Soares, e do programa Dó  Re Mi Fá Sol La Simony apresentado pela ex-integrante do Balão Mágico, Simony. No Jornalismo, Boris Casoy estreia no jornal opinativo TJ Brasil.

1989: A Apresentadora Mariane é contratada para animar a garotada com um programa infantil



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Emissoras de TV: Rede Globo (De 2011 até 2015)



Este é o último post da cronologia da história da Rede Globo, e para fechar com chave de ouro, vamos ver o que sacudiu a emissora entre 2011 e atualmente.

2011: Ano que marcou a estreia dos programas "Esquenta", "Amor e Sexo 2", "Bem Estar","Globo Notícia", "Globo Cidadania","Hipertensão", "Roberto Carlos em Jerusalém", e "UFC", sem contar as novelas "Insensato Coração", "Morde e Assopra", "Cordel Encantado", "Fina Estampa", "A Vida da Gente" e "Aquele Beijo".Vale lembrar da série "A Mulher invisível" e da volta do programa Vídeo Game como parte integrante do "Vídeo Show" e o remake "O Astro".

2012: Xuxa estréia um novo programa intitulado "TV Xuxa Férias" para os três primeiros meses do ano, na sequencia ela volta a apresentar o "TV Xuxa" que está no ar desde 2005,ano de inovações em minisséries como "Dercy de Verdade". "O Brado Retumbante", "As Brasileiras", "Gabriela", e as novelas "Avenida Brasil", "Cheias de Charme" e "Amor Eterno Amor", mais os programas "Encontro com Fátima Bernardes" , "Casseta e Planeta Vai Fundo"  "Na Moral"  "The Voice Brasil" e "Pé na Cova".


2013: Estreia as novelas "Flor do Caribe", "Sangue Bom", "Amor à Vida" e "Saramandaia", a emissora lançou o programa especial "Vem Aí", como um projeto anunciando a nova programação , o jornalismo passa a ser todo captado e transmitido em HDTV .

2014: Ano de Copa do Mundo no Brasil a Globo fez uma cobertura de tirar o chapéu para gringo nenhum botar defeito, pena que o Hexa não veio, vale lembrar que foi ano de muitas novidades na emissora como a série "O Tempo e o Vento" e as novelas "Boogie Oogie" ,"Império", "Geração Brasil", "Alto Astral", "Em Família" e "Meu Pedacinho de Chão", a despedida de Xuxa depois de  30 anos de Rede Globo. E claro o show que Fernanda Montenegro deu na série "Doce de Mãe".

2015: E pra finalizar vamos ver o que rola na Globo neste ano que está chegando ao fim: Em comemoração aos 50 anos de sua fundação, a Globo lançou o programa "Luz, Câmera, 50 Anos" com a apresentação de várias séries de sucesso da emissora, além das novelas "Sete Vidas", "Babilônia", "I Love Paraisópolis", "Além do Tempo"  "Totalmente Demais", e "Regra do Jogo", as séries "Mister Blau", "Tim Maia", e os humorísticos "Zorra" e "Tomara que caia". Teve também a estreia do programa "É de Casa".






Emissoras de TV: Rede Globo (De 2006 até 2010)



Vamos dar continuidade sobre o que rolou na telinha da Rede Globo entre 2006 e 2010.

2006: O Rock falou mais alto e a Globo transmitiu Ao Vivo o show da banda "U2" diretamente do estádio do Morumbi com um público de mais de 70 mil pessoas, no quesito novela a emissora capricha e lança só clássicos "O Profeta", "Sinhá Moça", "Cobras e Lagartos" e "Páginas e Vida".O ano é marcado pela estreia do programa "Estrelas", comandado pro Angélica.

2007: A Globo sai do sistema analógico e migra para o sistema digital, assim o telespectador pode ver "Paraíso Tropical", "Sete Pecados", e "Duas Caras" em qualidade 100 % digital. Ano da estreia do humorístico "Toma lá da cá" e da cobertura dos jogos pan-americanos do Rio de Janeiro.

2008: Neste ano o telespectador girou na "Ciranda de Pedra", em um ar de "Beleza Pura" e tendo a Globo como "A Favorita" fazendo um excelente "Negócio da China" em companhia de "Três Irmãs".Além desses folhetins a emissora produziu diversas séries como "Capitu", "O Paí Ó", "Guerra e Paz", "Casos e Acasos" e "Faça a sua história".

2009: Ano marcado pela morte do astro Pop Michael Jackson , em que diversos programas da emissora prestaram homenagens ao cantor. As novelas de destaque foram "Caminhos das Índias","Paraíso", "Caras e Bocas", "Viver a Vida" e "Cama de Gato", as minisséries "Norma", "Cinquentinha", "Sagrado", "Aline" ,"Geral.Com", "Maysa","Som e Fúria" e "Decamerão", além dos especiais "Roberto Carlos - 50 Anos" e "Por toda a minha vida - Cazuza".

2010: Estreia  a minissérie "Dalva e Herivélto", as novelas "Tempos Modernos", "Passione", "Ti Ti Ti", e "Araguaia", a globo lança  o canal pago "Canal Viva" e ainda faz vários especiais em comemoração aos seus 45 anos de existência. Vale lembrar da Novela "Escrito nas Estrelas" e a série "A Cura".

Emissoras de TV: Rede Globo (De 2000 até 2005)



Novo Milênio, nova era, por isso a Globo teve que se reinventar , vamos relembrar o que rolou entre 2000 e 2005.

2000: Em homenagem aos 35 anos da emissora, ela lança o programa  sobre os 50 anos da TV no Brasil "TV Ano 50".Além do especial "Festival Brasil 500 Anos", em comemoração aos 500 anos de descoberta do Brasil.
Esse ano foi marcado pelas estreias do "Caldeirão do Huck","Programa do Jô", "Altas Horas", e "No Limite". Na Teledramaturgia damos destaque para "Uga Uga", "Laços de Família", e "O Cravo e a Rosa".

2001: Acontece um incêndio no estúdio F onde era gravado o último bloco do "Xuxa Park", depois do ocorrido o programa é retirado do ar. O ano é marcado por estreias de seriados como "A Grande Família" e "Os Normais", além das novelas "Estrela Guia", "O Clone" e as minisséries "Presença de Anita" e "Os Maias" e também o infantil "Sítio do Pica Pau Amarelo". Um momento importante para a emissora foi a cobertura dos ataques do 11 de Setembro nos EUA.

2002: Foi o ano do Pentacampeonato da Seleção Brasileira , que teve cobertura total da Globo e elevou altos níveis de audiência, além das estreias do "Domingo Maior", "Big Brother Brasil" e "Xuxa no  Mundo da Imaginação", e da Novela "Esperança" muito parecida com a "Terra Nostra".

2003: Este foi um ano muito triste para a emissora, pois no dia 6 de agosto o Brasil perdia Roberto Marinho, dono e presidente das Organizações Globo. Aqui vai a lista do que foi novidade na emissora neste ano entre novelas, seriados e programas, "A Casa das Sete Mulheres", "Mulheres Apaixonadas", "Agora é que são elas", "Carga Pesada", "Kubanacan", "Tributo a Leandro", "Chocolate com Pimenta","Celebridade", "Sexo Frágil", "A Diarista" e "Sob Nova Direção".

2004: A Cidade de São Paulo foi muito homenageada neste ano, com uma programação super especial no dia do aniversário de 450 anos da cidade, estreia na grade a novela "Senhora do Destino"e o "Praça TV- Segunda Edição".

2005: Foi um ano marcado pela morte do Papa João Paulo II e o anúncio do novo Papa Bento XVI, com total cobertura da Globo, além das novelas "América", "Alma Gêmea" , "Belíssima "e a "Lua Me Disse",e também a cobertura do Caso do roubo do Banco Central de Fortaleza feita pela sua afiliada TV Verdes Mares.



terça-feira, 24 de novembro de 2015

Emissoras de TV: Rede Globo (Década de 90)

A Década de 90 foi de muitos musicais e de folhetins que fizeram o Brasil Parar, separamos alguns que a Rede Globo nos presenteou :

O Início da década já estréia com um sucesso da teledramaturgia "Rainha da Sucata" com Regina Duarte no papel principal. No mesmo ano tem a solidária "Barriga de Aluguel"  e  a bem humorada "Meu Bem, Meu Mal ".

Já em 91 a Globo estréia a Novela "O Dono do Mundo" com Antônio Fagundes e Glória Pires como protagonistas e a novela jovem "Vamp". No mesmo ano a emissora lança o Grobosat que estreiou com quatro canais direcionados a TV paga.Além da primeira novela sob o comando de uma mulher "Felicidade", de direção de Denise Saraceni.

Em 1992 chega na telinha os folhetins "Pedra sobre Pedra", "De Corpo e Alma" (marcada pela morte da filha da autora Glória Perez , a atriz Daniella Perez) e também o humorístico "Casseta e Planeta, Urgente!", além das coberturas dos Jogos Olímpicos e o  impeachment do Presidente Collor.

O "Xou da Xuxa" sai do ar em 93 e dá lugar a outro sucesso da criançada "TV Colosso", no mesmo ano estréia também "Jornal da Globo", "Programa Xuxa", e a novela "Fera Ferida".

A Seleção Brasileira é campeã Mundial nos Estados Unidos em 94, e a Globo faz uma bela cobertura do Tetra Campeonato do Brasil , no mesmo ano a Rainha dos Baixinhos volta de temporadas internacionais e comanda o infantil "Xuxa Park".As novelas "A Viagem " e "Quatro por quatro" fazem a audiência subir, além de coberturas históricas como a da Morte do Piloto Ayrton Senna.

Em 95  depois das mortes de Mussum e Zacarias,sai do ar o humorístico "Os Trapalhões" com 18 anos no ar e nos últimos meses sendo comandado por Renato Aragão e Dedé Santana,estréia a novela teen "Malhação", a querida "Pátria Minha", a sinistra "A Próxima Vítima" e a romântica "História de Amor"

"Sai de Baixo", "Angel Mix" e as novelas "Caça Talentos" e "O Rei do Gado" entram para a galeria de sucessos da emissora em 1996. Nesse ano é lançado o canal pago "Globo News".

Já em 1997 Xuxa entra no ar com o programa dominical e jovem "Planeta Xuxa", e a Novela "Por Amor" passa a ser a primeira a ter uma duração de 1 hora e meia no ar .

Em 98 a novela "Torre de Babel" mexe com o público por tratar de assuntos como Violência e Sexo, por conta da licença- Maternidade de Xuxa, seu programa é apresentado por diversos artistas diferentes, enquanto que o "Xuxa Park" é substituído pelo programa "Xuxa 12 anos com você".Nesse ano estréia o humorístico que traz a volta de Renato Aragão a TV "A Turma do Didi" e também o especial de Fim de Ano "Show da Virada".

Para fechar Último ano do Século 20, a Globo aposta no gênero Samba e Pagode com o programa "Samba, Pagode e Cia", além disso a emissora aposta no Sertanejo com o seriado "Sandy e Júnior" e em gastronomia com o semanal "Mais Você" apresentado por Ana Maria Braga, ainda teve o sucesso italiano "Terra Nostra", novela muito lembrada até hoje.








Emissoras de TV: Rede Globo (Década de 80)


A década de 80 foi de muita importância para a Rede Globo e a TV brasileira em geral, pois para muitos a emissora produziu os melhores programas nessa década, vamos relembrar alguns:

Em 1980 estréia o" Globo Rural", programa voltado ao Homem do Campo e apresentado por Carlos Nascimento. Estréia também "TV Mulher" com temas sobre a saúde, moda e sexualidade feminina e o "Vale a Pena Ver de Novo" que reprisa novelas de sucesso da emissora.

Já em 1981 Jô Soares leva o humor para a Globo com o lendário "Viva o Gordo", além  de programas como "Globo de Ouro" (Musical), "Chico City" ( Comédia) e "Supercine" (Filmes).

Em 1982 a programação passa a ser exibida via satélite e entra no ar o infantil "Balão Mágico".

"Vídeo Show", "Bom dia Praça", "Praça TV", "Bom dia Brasil", entram para o ar em 1983.

Em 1984 vai ao ar três novelas de sucesso na Globo "Amor com amor se paga", "Vereda Tropical" e "Corpo a Corpo".

O ano de 1985 estréia uma das maiores novelas já produzida pela emissora "Roque Santeiro" com Regina Duarte e Lima Duarte nos papéis principais, entra no ar também "Armação Ilimitada", "Corujão" e o projeto SOS Nordeste que mais tarde viraria o  "Criança Esperança".

Em 1986 é exibido o primeiro especial "Criança Esperança" sob o comando de César Filho e os Trapalhões, estréia também o histórico "Xou da Xuxa " e a série "Anos Dourados".

Já em 1988 estréia a "Tela Quente" que só passa filmes inéditos e a lendária novela "Vale Tudo" que intrigou o telespectador com a pergunta "Quem matou Odete Roitman?"

Em 1989 pra fechar a década fantástica, entra no ar o "Domingão do Faustão" , a sessão de filmes "Temperatura Máxima" e a novela "Que Rei Sou Eu?".


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Emissoras de TV: Rede Globo (início e década de 70)




A Rede Globo  foi oficialmente criada no dia 26 de Abril de 1965,ainda como canal 4 com transmissão de um programa infantil chamado "Uni Duni Tê", também fazia parte da programação o programa "Capitão Furacão" e o telejornal "Tele Globo",mais tarde intitulado "Jornal Nacional" más somente para o Rio de Janeiro, onde era a sede da emissora de Roberto Marinho.

Em 1966, a Rede Globo chegou a São Paulo com aquisição do canal 5, que desde 1952 funcionava como TV Paulista, de propriedade das organizações Victor Costa, depois foram inauguradas emissoras afiliadas  em Belo Horizonte (1968), Rio Grande do Sul (1967), Ceará (1969), Brasília (1971), Recife (1972) e assim por diante.

Programa Mais Antigo : "A Santa Missa em seu Lar" foi criada em 2 de Maio de 1965 sendo assim o programa mais antigo em exibição na emissora.

Pé Quente no Futebol : A Rede Globo transmitiu pela primeira vez uma Copa do Mundo no ano de 1970, que por acaso foi vencida pela Seleção Brasileira frente a Itália.

TV a Cores: O primeiro programa gravado e transmitido a cores pelo canal foi um especial intitulado "Meu primeiro Baile".

Década de 70: Estréia "Globo Repórter " e "Fantástico" em 1973, "Jornal Hoje" em 1972 , a partir de 1976 a emissora passa a transmitir Novelas no horário nobre como por exemplo "Selva de Pedra", em 1977 estréia o humorístico "Os Trapalhões", em 1978 estréia "Globo Esporte" e "Esporte Espetacular".


terça-feira, 17 de novembro de 2015

Emissoras de TV: Rede Record

No dia 27 de Setembro de 1953, às 20 horas, entra no ar a Rede Record, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo, a emissora é de propriedade de Paulo Machado de Carvalho e se torna conhecida pelo Canal 7.

Na época a emissora tinha o mais moderno equipamento avançado em tecnologia, fazendo com que a Record se torna-se o canal mais importante do País.Nos Primeiros anos a Rede Record apostou em música, esporte e entretenimento.

Década de 60: - A Única emissora  de televisão a transmitir a festa de inauguração de Brasília no dia 21 de Abril de 1960.
- Em 1966, um trágico incêndio destruiu os estúdios e a central técnica da emissora localizada no bairro Aeroporto, em São Paulo.
- Hebe Camargo é contratada pela emissora no final da década
- Programas de destaque: Jovem Guarda, Repórter Esso,Festival da MPB e Fino da Bossa.

Década de 70: - A Emissora começa  a apostar em Jornalismo e entrevistas.
Em 1972 , realiza a primeira transmissão a cores, com imagens da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
- Personalidades de peso são contratadas pela Emissora: Sílvio Santos, Raul Gil,Chacrinha, Flávio Cavalcanti, Sílvio Luiz, Bolinha, Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Ronald Golias.
- Programas de destaque: Dia D, Bronco Total, Família Trapo, Tempo de  Notícias, Os Insociáveis e Hora do Bolinha.

Década de 80: -  Começa a investir na expansão da TV, visando expandir a cobertura e transmissão para todo o Estado de São Paulo.
- São contratados Fausto Silva, Dercy Gonçalves , Dina Sfat e Marcelo Costa.
- Programas de destaque: Almoço com as Estrelas, Bozo, Perdidos na Noite, Dercy aos domingos e Especial Sertanejo.

Década de 90: - A mudança do controle acionário deu início a uma nova fase na emissora.
- A Rede Record inaugura o Teatro Paulo Machado de Carvalho em 1993.
- A emissora muda sua sede para o bairro da Barra Funda.
- São contratados Ratinho, Ana Maria Braga, Boris Casoy, Gilberto Barros e Fábio Jr.
- Programas de destaque: Escolinha do Barulho, Note e Anote, Fala Brasil, Sem Limites pra Sonhar, Quarta Total.Vila Esperança e Programa do Ratinho.

Década de 2000:
- A emissora entrou em uma nova fase com informações, dados e números impressionantes de crescimento, e se consolida como a vice líder de audiência.
- São contratados Claudete Troiano, Adriane Galisteu, Eliana, Raul Gil, Netinho de Paula, Mara Maravilha, Milton Neves,Luciano do Valle, Marcelo Rezende, Márcio Garcia, Marcos Hummel, Sonia Abrão, Roberto Justus, Rodrigo Faro, Gugu e entre outros.
- Programas de Destaque: É Show, Debate Bola, Eliana e Alegria, O Melhor do Brasil, O Aprendiz, A Fazenda, Hoje em Dia e entre outros.

Atualmente:

A Record inaugurou um canal totalmente dedicado a notícias "Record News" no dia 27 de Setembro de 2007. Começa a apostar e produzir novelas de sucesso como Vidas Opostas, Caminhos do Coração, Chamas da Vida, Os Mutantes - Caminhos do Coração, e também em folhetins baseados em passagens bíblicas como A História de Ester, Rei Davi, Milagres de Jesus e Os Dez Mandamentos, gravadas nos estúdios RecNov no Rio de Janeiro, local onde tem 10 estúdios, infra-estrutura de primeira linha e 2500 funcionários. Hoje, a Record é reconhecida por usar tecnologia de ponta em suas novelas.  Para isto, a emissora foi buscar os melhores equipamentos disponíveis no mercado e se tornou a maior compradora de equipamentos da América Latina.

Próxima Postagem : Rede Globo








O Início de Tudo


A primeira transmissão de televisão no Brasil foi de uma partida de futebol no dia 28 de setembro de 1948, e o responsável por tudo isso foi o Olavo Bastos Frias.

Dois anos depois, mais precisamente no dia 18 de Setembro de 1950, a  TV Tupi de São Paulo, fez a primeira transmissão comercial televisiva do Brasil, fazendo o Brasil ser o quarto a possuir uma emissora de TV no Mundo, ficando atrás apenas de EUA, Inglaterra e França.

No ano de 1951 é inaugurada a TV Tupi do Rio no dia 20 de Janeiro, tanto a Paulista quanto a Carioca foram  criação do Jornalista Assis Chateaubriand, que já era dono da rede de empresa de comunicação  Diários Associados.


Chateaubriand importou aparelhos do EUA e para a inauguração da TV ele convidou vários jornalistas, entre eles Arnaldo Nogueira e artistas renomados na época como Hebe Camargo, que foi convidada para apresentar a primeira transmissão, más não compareceu, sendo substituída por Lolita Rodrigues.


Depois da Inauguração da TV Tupi Paulista e Carioca no ano de 1950, surgiu então a TV Paulista no ano seguinte, e então estava no começo, más era o início de um mundo novo para muitos, um aparelho que atrai multidões, que faz o povo sorrir, chorar, viajar sem sair do lugar,sonhar e acima de tudo estar sempre informando o mundo em que vivemos.

Na Próxima Postagem : Rede Record

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sempre Unidos pela Música



Se dizem que a década de 80 foi dominada pelo Pop, Rock ou Infantil na Televisão, a década seguinte foi dominada pelo gênero Sertanejo, só que não o de Raiz, e sim um mais moderno e romântico, que deixava  o som da viola ser substituído pelo violão.

Nesse meio tempo, no ano de 1995 a Rede Globo colocou em sua grade um especial de Fim de Ano  totalmente dedicado ao estilo do campo, com o nome de "Amigos", estrelado pelas duplas mais famosas da época, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano.

O Especial trazia shows de todos esses artistas juntos cantando sucessos e trazendo como era a amizade deles fora dos palcos para dentro os palcos, sem esquecer da música sertaneja raíz, sendo uma espécie de encontro de amigos ou uma roda de viola na fazenda de alguns deles.

O Primeiro especial que foi gravado com a direção de Aloysio Legey no  Espaço Verde Chico Mendes em São Caetano do Sul (SP),  reuniu cerca de 100 mil pessoas que puderam ver um espetáculo fantástico desde seu início, em que as duplas entraram no Palco cantando o sucesso "Disparada", até o seu término quando encerraram cantando o sucesso natalino "Noite Feliz".

No ano seguinte uma forte chuva quase estragou a gravação do especial em Paulínia, interior de São Paulo, más não houve chuva que impedisse a realização do evento e mesmo depois do diluvio o show foi realizado.
O Especial contou com participações especiais em algumas canções como por exemplo Chrystian e Ralf , João Paulo e Daniel, Gian e Giovanni, Simone e o Locutor Asa Branca.

O "Amigos" de 1997 foi para muitos o mais inesquecível de todos, pois homenageou o Cantor João Paulo, da dupla com Daniel, falecido naquele mesmo ano em um acidente de carro, e também seria o último especial com o cantor Leandro que viria a falecer no ano seguinte.
O evento foi gravado no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), e contou com as participações de Fábio Jr., Roberta Miranda,Daniel e Daniela Mercury.

Em 1998 foi gravado o último programa, e foi totalmente dedicado ao sertanejo Leandro morto naquele ano vítima de Câncer. O evento teve um tom mais emocionado e assim como na primeira edição ele foi feito no Espaço Verde em São Caetano de Sul, e contou com participação do conjunto Fat Family.

Esse especial mostrou que independente se for nas horas de dor ou alegria, quem é amigo mesmo sempre estará ao seu lado.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A Rainha do Brasil - Parte 2


Xuxa  além de ser uma excelente apresentadora e modelo, de ter romance com famosos como Pelé e Senna, de ter aberto o Instituto  Xuxa Meneghel para acolher crianças, é uma excelente cantora pop infantil, segue abaixo a lista dos discos da Rainha dos Baixinhos:

Xuxa e seus amigos (1985) : Foi o primeiro disco de estúdio de Xuxa que contou com participações de ícones da música brasileira como Erasmo Carlos, Zizi Possi, Chico Buarque, Caetano Veloso, Trapalhões e entre outros, obteve a venda de 500  mil cópias.

Xou da Xuxa (1986): Em alusão ao programa de mesmo nome Xuxa lança o Disco "Xou da Xuxa", que obteve a marca de 2.600 milhões de cópias com sucessos como "Parabéns da Xuxa" e "Doce Mel".

Xegundo Xou da Xuxa (1987): Continuando com  a sequência de Discos da coleção  Xou da Xuxa, esse chegou a marca de 2.700 milhões de venda, e emplacou hits como "Festa do Estica e Puxa" e "Estrela Guia".

Xou da Xuxa 3 (1988): Esse com certeza foi o disco  que mais vendeu na  história da loira, foram nada mais nada menos do que 3.216.000 milhões  de cópias vendidas levando Xuxa ao Guinness Book  , também não é pra menos, nesse disco estavam  três dos maiores sucessos da Rainha, "Ilariê", "Brincar de Índio" e "Arco- Íris".

Quarto Xou da Xuxa (1989): Foram 2.900.000  de discos vendidos e foi um disco que trouxe músicas pra afastar a cadeira da sala e dançar sem parar como "Tindolelê" e "Bobeou Dançou".

Xuxa 5 (1990) : O quinto disco de Xuxa chegou nas paradas de sucesso com hits mais românticos tipo "Lua de Cristal" e "Pinel por Você", rendendo 1.148.861 de cópias vendidas.

Xou da Xuxa 6 (1991): Este foi o sexto disco da coleção "Xou da Xuxa" e vendeu 1 milhão de cópias trazendo como músicas de trabalho " O Xou da Xuxa Começou" e "Hoje é dia de Folia".

Xou da Xuxa 7 (1992): Foi o último disco da coleção "Xou da Xuxa" e o de menor vendagem, forma apenas 640.559 mil cópias vendidas, com uma Xuxa mais madura nos hits "Marquei um X", "Nosso Canto de Paz" e "Xuxa Park".

Xuxa (1993): Foi o primeiro álbum lançado em formato de CD  e vendeu 176.830 mil cópias, outra curiosidade foi que nesse ano Xuxa estava se dedicando a carreira internacional e emplacou sucessos como "Corrente do Amor" e "Espelho Meu".

Sexto Sentido (1994) : Este disco foi voltado totalmente ao pop juvenil, marcando essa nova fase da vida de Xuxa em seus programas, vendeu 1 milhão de cópias e conquistou disco de diamante, as músicas de destaque foram "Jogo da Rima" e "É de Chocolate".

Luz do meu caminho (1995) : Foram 800 mil cópias e novamente foi um disco voltado ao público adolescente com rap, funk melody e batidas eletrônicas como "Xuxa Hits" e "Príncipe Encantado".

Tô de bem com a Vida (1996): Xuxa emplacou nesse álbum quatro sucessos "Amiga", "Tô de Bem com a Vida", "Xuxaxé" e "Huppa-Hula", o que rendeu a loira um disco de platina e 250 mil cópias vendidas.

Boas Notícias (1997) :Foram 400 mil cópias e um disco de platina  e foi o retorno da loira ao estilo infantil com as músicas "Xuxa-Lelê", "Libera Geral" e "Oração de um novo milênio".

Só Faltava Você (1998): Esse  disco foi gravado meses antes do nascimento de sua filha Sasha, por isso foi totalmente dedicado a ela com músicas como "Só faltava você" e "Uma canção para Sasha", vendeu 100 mil cópias e um disco de Ouro.


Xuxa 2000 (1999): Foi um disco para iniciar o novo milênio e a nova fase de Xuxa agora mãe, rendeu um disco de ouro e emplacou os hits "Profecias" e "Vira-Vira".

A Partir de 2000 até 2011 assim como fez com a coleção "Xou da Xuxa", a cantora lançou CDs,DVs e VHS com o nome "Xuxa Só para Baixinhos", ao todo forma 12 álbuns, muitos deles premiados com disco de Ouro, Platina e Diamante, os hits ao todo foram muitos nesses 12 discos, mais tem alguns que são inesquecíveis "Soco Bate, Soco Vira", "O Circo já Chegou", "Cinco Patinhos", "Dançando com o Txutxucão", "Chefinho Mandou " e entre outros.







A Rainha do Brasil - Parte 1





Maria da Graça Meneghel nasceu no dia 27 de Março de 1963 em Santa Rosa (Rio Grande do Sul), e seu pai Floriano Meneghel ao saber que a mãe e o bebê corriam risco de vida no parto, prometeu dar o nome em homenagem a Nossa Senhora das Graças ao bebê se tudo terminasse bem.

Más o nome que a tornou famosa foi dado pelo seu irmão Bladimir, que a chamava de Xuxa quando ela era pequena, e esse apelido além de dar fama a Gaúcha de Santa Rosa, seria incorporado oficialmente mediante sentença judicial anos mais tarde, e ela se tornaria Maria da Graça “Xuxa” Meneghel.

Xuxa passou parte de sua infância em sua cidade natal, más aos sete anos se mudou com a família para o bairro de Bento Ribeiro no Rio de Janeiro, onde aos dezesseis anos posou para a Revista “Carinho” depois de ser observada por entendedores de Moda dentro de um Metrô, acabou se tornando modelo e foi capa pra mais de 80 revistas.


Depois de se consagrar como modelo, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o programa infantil “Clube da Criança`` na extinta Rede Manchete, e alcança o sucesso pela forma de conduzir uma atração voltada ao público infantil com muita maestria e descontração.

Mas o sucesso veio no ano de 1986 quando foi contratada pela Rede Globo para apresentar o histórico “Xou da Xuxa``, um programa que elevou altos níveis de audiência para a emissora, com um programa que tinha de tudo, desde nave espacial, paquitas, muitos desenhos e gincanas.

O “Xou da Xuxa`` terminou em 1992 e é lembrado até hoje como um dos melhores programas infantis da história, depois disso Xuxa apresentou os seguintes programas na Globo: Bobeou, Dançou, Xuxa Star, Paradão da Xuxa, Xuxa, Xuxa Park, Xuxa Hits, Planeta Xuxa, Xuxa no Mundo da Imaginação, TV Xuxa e Conexão Xuxa.


Xuxa saiu da Globo em 2014 depois de 29 anos na emissora carioca, e foi contratada pela Rede Record em 2015 para surpresa de muitos, para apresentar um programa as segundas feiras no período da noite com o Título “Programa Xuxa Meneghel”.







quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Vamos viajar nesse vagão



“Uni duni duni tê, ô ô ô ô
Salamê minguê, ô ô ô ô
Sorvete colorê
Sonho encantado onde está você?”

Com certeza em qualquer festa infantil que você vá toca essa canção chamada “Uni duni tê” composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas, mas que foi imortalizada na voz do grupo musical Trem da Alegria, grupo criado por Michael no início dos anos 80.

O grupo deu o ponta pé inicial no ano de 1984, apenas com os nomes de Luciano Nassyn e Patrícia Marx, quando a dupla gravou ao lado de Xuxa e Carequinha o disco “Clube da Criança” com os sucessos “Carrossel da Esperança “e “É de Chocolate”.

Em 1985 o serelepe Juninho Bill se junta a dupla e eles se tornam de uma vez por todas o grupo “Trem da Alegria”, e gravam o primeiro disco no mesmo ano, com os dois sucessos em destaque, “uni duni tê” e “Dona Felicidade”.


No ano seguinte Vanessa se junta ao trio para a gravação do segundo disco, que para os fãs foi o apogeu do grupo no meio musical, entre os hits do Lp estão “Fera Neném” e “He- Man “, o que dá a eles um Disco de Platina.

Em 1987 Patrícia deixa o grupo pra seguir carreira solo (mais tarde ela se tornaria Patrícia Marx) e o Trem segue com Luciano, Vanessa e Juninho e lança o hit “Piuí Abacaxi “com participação de Xuxa. Em 1988 Amanda Costa chega no grupo para ficar no lugar deixado por Patrícia, e eles se tornam quarteto novamente.

No ano consequente Vanessa e Luciano se desligam do grupo por conta da idade de quase 16 anos, e deixam o grupo com uma nova formação que passou a ser Amanda, Juninho e o novo integrante Rubinho, e lançam o hit do novo disco “O Lobisomem”.

Está formação durou até 1992, ano do fim do grupo que ganharam 3 discos de ouro, 2 de platina e se apresentaram shows pelo Brasil e pela África, o sucesso de despedida foi “Alguém no Céu”.
 Depois de 10 anos, no ano de 2002 surgiu uma nova formação do Trem cujos integrantes eram, Bárbara (que havia participado do musical Les Misérables), João Augusto (que cantava na igreja), Sayuri (que se apresentava no Raul Gil e era campeã de Karaokê) e Yago (também calouro do Raul Gil que se apresentava com a família).


O grupo lançou dois CDs, com músicas inéditas e algumas regravações do Trem antigo e de artistas da época, além de se apresentarem por todo o Brasil e em diversos programas de TV, más no ano de 2005 o grupo se desfez.

Essa foi a história de um grupo musical que embalou gerações de fãs pelo Brasil e pelo Mundo, sempre lembrando que a vida é de chocolate em que podemos encontrar a dona felicidade, sempre protegidos por He-Man e Thundercats dos ataques do Lobisomem que não passa de um fera neném, e assim vamos seguindo a vida nesse trem Piuí abacaxi imaginando um país melhor com Juninho Bill para Presidente, e nunca esquecer que alguém no céu olha por nós. 

O Mundo Infantil na TV Aberta Brasileira


Muitas pessoas reclamam sobre a programação que está sendo passada na TV Brasileira nos dias de hoje, os mais nostálgicos dizem que a dos anos 80 foi a melhor, outros ainda que foi a de 90, más são poucos os que elogiam a programação atual destinada aos pequenos.

A TV aberta está perdendo muitos telespectadores para as TVS pagas, que tem opções variadas de programação, e nesse meio está a programação infantil, que decaiu muito na TV aberta e cresceu demais na TV fechada.

Se analisarmos a TV aberta o destaque para programas infantis ficam por conta da TV Cultura que tem mais da metade de sua programação dedicadas a criançada, e já faz muitos anos.
Os anos 90 e início dos anos 2000 a TV Cultura era respeitada e indicada quando o assunto é programas educativos para os pequenos, e por conta disso recebeu vários prêmios pelo Brasil e pelo Mundo.

Destaque para esse sucesso são suas produções históricas que chegam até emocionar quem foi criança naquela época. Entre elas:

Rá Tim Bum: Impossível se esquecer de um programa que ensinava ecologia, cidadania, português e matemática para as crianças, e que consagrou nomes como Marcelo Tas, Carlos Moreno e Iara Jamra no meio artístico, além de ganhar medalha de ouro no Festival de TV de Nova Iorque.



Glub Glub:  Era uma programa apresentado por dois peixes e pela carangueja Carol direto do fundo do mar, e trazia muitas atrações de outros países como desenhos e animações.


 X – Tudo: Um programa que discutia diversos assuntos, ligando temas escolares ao cotidiano, no carisma único de Gérson de Abreu e do boneco X que comandavam a atração com diversas atividades e aprendizado, o programa ainda contou com a estreia de Fernanda Souza que hoje é atriz da Globo.


Mundo da Lua: A série que imortalizou a frase “Planeta Terra chamando, Planeta Terra chamando”, dita por Lucas Silva Silva interpretado por Luciano Amaral, que ganha de seu avô um gravador quando completa dez anos, e nele ele imagina como queria que fossem as coisas, a série contou com presenças ilustres como a de Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, ambos o Pai e Avô de Lucas e liberados pela Globo.


Castelo Rá-Tim-Bum: Nino é um garoto de 300 anos que não consegue se matricular em nenhuma escola por conta disso, sendo solitário ele faz um feitiço que traz três crianças para o Castelo em que ele vive, são elas: Biba, Pedro e Zeca, que vivem juntos diversas aventuras pelo Castelo, a série ganhou medalha de prata no Festival de TV de Nova Iorque. Esse programa foi o marco da TV Cultura e chegou a bater 18 pontos no ibope em 1994.


Cocoricó: A História de um garoto chamado Júlio que mora em uma fazenda juntamente com diversos animais e seus avós, e através dos episódios vão mostrando noções de amizade, cidadania e solidariedade. Ganhou o prêmio de melhor programa infantil no Festival Prix Jeunesse Iberoamericano em 2004, no Chile.
Fora a Cultura, hoje em dia não vemos as outras emissoras apostando tanto em programas infantis como era antes, o Sbt continua com o Bom Dia e Cia, Sábado Animado e o eterno Chaves, a Globo até pouco tempo tinha a TV Globinho, mais chegou ao fim em agosto de 2015, já na Record e Band são apresentados desenhos no período da manhã, portanto se analisar bem nem chega perto da variedade que era antigamente, vamos citar alguns exemplos para relembrar o melhor da programação infantil na TV aberta, que deixa saudades.

A Turma do Sete(Record): Uma série infantil que contava a história de uma turma de garotos. Ia ao ar duas vezes por semana. O programa foi vencedor de quatro prêmios Roquete Pinto.


Record Kids(Record): É basicamente uma seleção de desenhos apresentadas na parte da manhã ou à tarde na emissora, chegando a ficar na vice liderança isolada por muito tempo. Vale relembrar que o programa consagrou o desenho Pica-Pau.


Balão Mágico (Globo): Era um programa estrelado pelo grupo musical infantil “Balão Mágico”, entre eles Simony, Tob, Mike, Jairzinho e Fofão, que construíram um balão para mostrar o Brasil para seu amigo alienígena, que tinha a vontade de levar a terra o espirito de criança a todos.


Xou da Xuxa(Globo): Com o término do Balão em 1986, a Rainha dos baixinhos, Xuxa Meneguel estreia na Rede Globo agitando as manhãs da garotada com muita música, brincadeiras e desenhos animados. A Loira saía de dentro de uma nave e iniciava o programa sempre levando mensagens de alegria e de paz, juntamente com as paquitas, o dengue e o praga, o programa era líder de audiência e fez Xuxa ficar conhecida mundialmente. Outro grupo muito famoso nos anos 80, foi o Trem da Alegria (Luciano, Amanda, Juninho, Vanessa, Patrícia, Fabíola, Rick e Rubinho), que era presença constante no Xou da Xuxa, tanto que eles estavam no primeiro programa em 1986 e no último em 1992, com hits como Uni-duni-tê, Fera Neném, He-Man, Na Casca do Ovo, É de Chocolate e entre outros.


TV Colosso(Globo): Com o término do fenômeno Xou da Xuxa, a Globo emplacou outro sucesso ao estrear TV Colosso nas manhãs da molecada, tratando do dia a dia de uma emissora comandada somente por cachorros, com destaque para a administradora Priscila que sonhava com a Fama.


Angel Mix(Globo): A partir de 1996 outra loira fez a audiência da Globo subir, e foi Angélica que foi responsável por entreter crianças com desenhos animados e gincanas.


Sítio do Pica Pau Amarelo(Globo): Esse Programa é tão bom que foi produzido pelas TVs Tupi, Bandeirantes, Cultura e Globo, extraindo as obras de Monteiro Lobato dos Livros e adaptando para a TV. A Rede Globo se destaca na Exibição do Sítio, pois exibiu a série em duas versões (1977- 1986/2001-2007) imortalizando personagens como Emília, Visconde, Cuca, Saci, Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho e Pedrinho, que viveram histórias inesquecíveis neste Sítio Mágico.


TV Globinho (Globo):   Seleção de desenhos apresentados nas manhãs do ano 2000 até 2015, e nesses 15 anos foram exibidos inúmeros desenhos e séries, com destaque para Power Rangers, Digimon, Dragonball Z, Luluzinha, X-Men, Homem-Aranha, Caverna do Dragão, Action Man e Bob Esponja.


Chaves (SBT): Como fazer uma lista de programas infantis e não relembrar do maior sucesso do Sbt em parceria com a rede mexicana Televisa, o seriado Chaves, dirigido e estrelado por Roberto Gómez Bolaños, a série contém as aventuras e confusões de moradores de uma Vila que é propriedade do Senhor Barriga, e nessa Vila Moram, Chaves, Chiquinha, Kiko, Dona Clotilde, Dona Florinda e Seu Madruga, sempre com uma lição de moral a ser  seguida. Está no ar no Sbt desde 1984 e continua entre os líderes de audiência do Canal.


Show da Maravilha(SBT): Foi um programa exibido na emissora do dono do Baú de 1987 até 1994, apresentado pela cantora Mara Maravilha. O Programa teve seu auge em 1993 quando chegou a ser líder de audiência ultrapassando a TV Colosso da Rede Globo. O programa trazia diversas atrações musicais, brincadeiras e muitos desenhos.


Programa do Bozo (SBT): Em 1980 estreia no Sbt outra aposta de sucesso de Silvio Santos, que foi o programa apresentado pelo palhaço Bozo, inspirado em um grande sucesso da TV americana, o programa trazia o circo para a Televisão Brasileira e personagens divertidos como Vovó Mafalda, Salci Fufu e Papai Papudo, o programa durou até 1991. A emissora tentou trazer o programa novamente em 2011 mas não obteve o mesmo sucesso de antes.

Bom Dia e Cia (SBT): É um programa intercalado por desenhos e gincanas, e o apresentador interage com o público distribuindo prêmios para os vencedores. O programa teve sua estreia em 1993, sob o comando de Eliana que tornou conhecida pelo Brasil, depois dela foi a vez de Jackeline "Jacky" Petkovic divertir a garotada, na sequência o Bom Dia teve como apresentadores Kauê e Jéssica, Priscila e Yudi, Maísa, Bozo, Patatí e Patatá, Ana Vitória Zimmermann e Matheus Ueta, Jean Paulo Campos, Ana Júlia Souza e atualmente está sob o comando de Sílvia Abravanel (Filha de Sílvio Santos).

Disney Cruj(SBT): Foi um programa infanto- juvenil que o Sbt transmitiu em parceria com a Disney de 2001 até 2003, eram apresentados por três amigos mais o Macaco, com destaque em suas atrações desenhos animados.

 Com certeza a TV Brasileira já foi um mundo mágico, onde tudo poderia acontecer através da imaginação.