quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O Mundo Infantil na TV Aberta Brasileira


Muitas pessoas reclamam sobre a programação que está sendo passada na TV Brasileira nos dias de hoje, os mais nostálgicos dizem que a dos anos 80 foi a melhor, outros ainda que foi a de 90, más são poucos os que elogiam a programação atual destinada aos pequenos.

A TV aberta está perdendo muitos telespectadores para as TVS pagas, que tem opções variadas de programação, e nesse meio está a programação infantil, que decaiu muito na TV aberta e cresceu demais na TV fechada.

Se analisarmos a TV aberta o destaque para programas infantis ficam por conta da TV Cultura que tem mais da metade de sua programação dedicadas a criançada, e já faz muitos anos.
Os anos 90 e início dos anos 2000 a TV Cultura era respeitada e indicada quando o assunto é programas educativos para os pequenos, e por conta disso recebeu vários prêmios pelo Brasil e pelo Mundo.

Destaque para esse sucesso são suas produções históricas que chegam até emocionar quem foi criança naquela época. Entre elas:

Rá Tim Bum: Impossível se esquecer de um programa que ensinava ecologia, cidadania, português e matemática para as crianças, e que consagrou nomes como Marcelo Tas, Carlos Moreno e Iara Jamra no meio artístico, além de ganhar medalha de ouro no Festival de TV de Nova Iorque.



Glub Glub:  Era uma programa apresentado por dois peixes e pela carangueja Carol direto do fundo do mar, e trazia muitas atrações de outros países como desenhos e animações.


 X – Tudo: Um programa que discutia diversos assuntos, ligando temas escolares ao cotidiano, no carisma único de Gérson de Abreu e do boneco X que comandavam a atração com diversas atividades e aprendizado, o programa ainda contou com a estreia de Fernanda Souza que hoje é atriz da Globo.


Mundo da Lua: A série que imortalizou a frase “Planeta Terra chamando, Planeta Terra chamando”, dita por Lucas Silva Silva interpretado por Luciano Amaral, que ganha de seu avô um gravador quando completa dez anos, e nele ele imagina como queria que fossem as coisas, a série contou com presenças ilustres como a de Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, ambos o Pai e Avô de Lucas e liberados pela Globo.


Castelo Rá-Tim-Bum: Nino é um garoto de 300 anos que não consegue se matricular em nenhuma escola por conta disso, sendo solitário ele faz um feitiço que traz três crianças para o Castelo em que ele vive, são elas: Biba, Pedro e Zeca, que vivem juntos diversas aventuras pelo Castelo, a série ganhou medalha de prata no Festival de TV de Nova Iorque. Esse programa foi o marco da TV Cultura e chegou a bater 18 pontos no ibope em 1994.


Cocoricó: A História de um garoto chamado Júlio que mora em uma fazenda juntamente com diversos animais e seus avós, e através dos episódios vão mostrando noções de amizade, cidadania e solidariedade. Ganhou o prêmio de melhor programa infantil no Festival Prix Jeunesse Iberoamericano em 2004, no Chile.
Fora a Cultura, hoje em dia não vemos as outras emissoras apostando tanto em programas infantis como era antes, o Sbt continua com o Bom Dia e Cia, Sábado Animado e o eterno Chaves, a Globo até pouco tempo tinha a TV Globinho, mais chegou ao fim em agosto de 2015, já na Record e Band são apresentados desenhos no período da manhã, portanto se analisar bem nem chega perto da variedade que era antigamente, vamos citar alguns exemplos para relembrar o melhor da programação infantil na TV aberta, que deixa saudades.

A Turma do Sete(Record): Uma série infantil que contava a história de uma turma de garotos. Ia ao ar duas vezes por semana. O programa foi vencedor de quatro prêmios Roquete Pinto.


Record Kids(Record): É basicamente uma seleção de desenhos apresentadas na parte da manhã ou à tarde na emissora, chegando a ficar na vice liderança isolada por muito tempo. Vale relembrar que o programa consagrou o desenho Pica-Pau.


Balão Mágico (Globo): Era um programa estrelado pelo grupo musical infantil “Balão Mágico”, entre eles Simony, Tob, Mike, Jairzinho e Fofão, que construíram um balão para mostrar o Brasil para seu amigo alienígena, que tinha a vontade de levar a terra o espirito de criança a todos.


Xou da Xuxa(Globo): Com o término do Balão em 1986, a Rainha dos baixinhos, Xuxa Meneguel estreia na Rede Globo agitando as manhãs da garotada com muita música, brincadeiras e desenhos animados. A Loira saía de dentro de uma nave e iniciava o programa sempre levando mensagens de alegria e de paz, juntamente com as paquitas, o dengue e o praga, o programa era líder de audiência e fez Xuxa ficar conhecida mundialmente. Outro grupo muito famoso nos anos 80, foi o Trem da Alegria (Luciano, Amanda, Juninho, Vanessa, Patrícia, Fabíola, Rick e Rubinho), que era presença constante no Xou da Xuxa, tanto que eles estavam no primeiro programa em 1986 e no último em 1992, com hits como Uni-duni-tê, Fera Neném, He-Man, Na Casca do Ovo, É de Chocolate e entre outros.


TV Colosso(Globo): Com o término do fenômeno Xou da Xuxa, a Globo emplacou outro sucesso ao estrear TV Colosso nas manhãs da molecada, tratando do dia a dia de uma emissora comandada somente por cachorros, com destaque para a administradora Priscila que sonhava com a Fama.


Angel Mix(Globo): A partir de 1996 outra loira fez a audiência da Globo subir, e foi Angélica que foi responsável por entreter crianças com desenhos animados e gincanas.


Sítio do Pica Pau Amarelo(Globo): Esse Programa é tão bom que foi produzido pelas TVs Tupi, Bandeirantes, Cultura e Globo, extraindo as obras de Monteiro Lobato dos Livros e adaptando para a TV. A Rede Globo se destaca na Exibição do Sítio, pois exibiu a série em duas versões (1977- 1986/2001-2007) imortalizando personagens como Emília, Visconde, Cuca, Saci, Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho e Pedrinho, que viveram histórias inesquecíveis neste Sítio Mágico.


TV Globinho (Globo):   Seleção de desenhos apresentados nas manhãs do ano 2000 até 2015, e nesses 15 anos foram exibidos inúmeros desenhos e séries, com destaque para Power Rangers, Digimon, Dragonball Z, Luluzinha, X-Men, Homem-Aranha, Caverna do Dragão, Action Man e Bob Esponja.


Chaves (SBT): Como fazer uma lista de programas infantis e não relembrar do maior sucesso do Sbt em parceria com a rede mexicana Televisa, o seriado Chaves, dirigido e estrelado por Roberto Gómez Bolaños, a série contém as aventuras e confusões de moradores de uma Vila que é propriedade do Senhor Barriga, e nessa Vila Moram, Chaves, Chiquinha, Kiko, Dona Clotilde, Dona Florinda e Seu Madruga, sempre com uma lição de moral a ser  seguida. Está no ar no Sbt desde 1984 e continua entre os líderes de audiência do Canal.


Show da Maravilha(SBT): Foi um programa exibido na emissora do dono do Baú de 1987 até 1994, apresentado pela cantora Mara Maravilha. O Programa teve seu auge em 1993 quando chegou a ser líder de audiência ultrapassando a TV Colosso da Rede Globo. O programa trazia diversas atrações musicais, brincadeiras e muitos desenhos.


Programa do Bozo (SBT): Em 1980 estreia no Sbt outra aposta de sucesso de Silvio Santos, que foi o programa apresentado pelo palhaço Bozo, inspirado em um grande sucesso da TV americana, o programa trazia o circo para a Televisão Brasileira e personagens divertidos como Vovó Mafalda, Salci Fufu e Papai Papudo, o programa durou até 1991. A emissora tentou trazer o programa novamente em 2011 mas não obteve o mesmo sucesso de antes.

Bom Dia e Cia (SBT): É um programa intercalado por desenhos e gincanas, e o apresentador interage com o público distribuindo prêmios para os vencedores. O programa teve sua estreia em 1993, sob o comando de Eliana que tornou conhecida pelo Brasil, depois dela foi a vez de Jackeline "Jacky" Petkovic divertir a garotada, na sequência o Bom Dia teve como apresentadores Kauê e Jéssica, Priscila e Yudi, Maísa, Bozo, Patatí e Patatá, Ana Vitória Zimmermann e Matheus Ueta, Jean Paulo Campos, Ana Júlia Souza e atualmente está sob o comando de Sílvia Abravanel (Filha de Sílvio Santos).

Disney Cruj(SBT): Foi um programa infanto- juvenil que o Sbt transmitiu em parceria com a Disney de 2001 até 2003, eram apresentados por três amigos mais o Macaco, com destaque em suas atrações desenhos animados.

 Com certeza a TV Brasileira já foi um mundo mágico, onde tudo poderia acontecer através da imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário